sábado, 10 de julho de 2021

Adam (2009 & 2020)

 


Adam (Adam, EUA, 2009) – Nota 7
Direção – Max Mayer
Elenco – Hugh Dancy, Rose Byrne, Peter Gallagher, Amy Irving, Frankie Faison, Mark Lynn Baker, Haviland Morris, Adam LeFevre.

Após a morte do pai, Adam (Hugh Dancy) precisa enfrentar a vida sozinho, mesmo sofrendo da Síndrome de Asperger, uma espécie de autismo leve. Seu jeito diferente desperta o interesse na nova vizinha Beth (Rose Byrne). Aos poucos eles iniciam uma complicado relacionamento. 

Mesmo explorando um tema incomum, o grande acerto do roteiro escrito pelo diretor Max Mayer foi criar uma história próxima da realidade. Por mais que o lado romântico seja importante na trama, os problemas que afetam um relacionamento entre pessoas tão diferentes se torna o ponto principal. 

A atuação de Hugh Dancy é no mínimo interessante, quase sempre mostrando uma dificuldade em expressar seu sentimentos e em alguns momentos colocando tudo para fora. 

É um filme sensível, triste e ao menos tempo esperançoso.

Adam (Quad, EUA, 2020) – Nota 6
Direção – Michael Uppendahl
Elenco – Aaron Paul, Lena Olin, Tom Berenger, Celia Weston, Michael Weston, Shannon Lucio, Paul Walter Hauser, Tom Sizemore, Jeff Daniels, Michael Elison.

Adam Niskar (Aaron Paul) está no auge da carreira ao conseguir uma promoção na empresa de venda de seguros em que trabalha. Ele começa também um relacionamento com a bela Christine (Shannon Lucio). A aparente vida perfeita vira de ponta cabeça quando Adam sofre um acidente que o deixa sem os movimentos nas pernas. 

Baseado em uma história real, este longa explora os clichês dos dramas do gênero ao focar na luta pela reabilitação e na difícil aceitação da nova realidade. É um filme bastante esquemático, que ainda perde alguns pontos pelas rápidas passagens de tempo que deixam a história concisa demais. 

A história vai agradar quem se emociona facilmente, sem se preocupar com os buracos na narrativa.

Nenhum comentário: