terça-feira, 6 de julho de 2021

A Cura & Radio Flyer

 


A Cura (The Cure, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – Peter Horton
Elenco – Joseph Mazzello, Brad Renfro, Annabella Sciorra, Diana Scarwid, Bruce Davison.

Erik (Brad Renfro) é um adolescente solitário que faz a amizade com o novo vizinho, o garoto Dexter (Joseph Mazzello). O ponto incomum é que Dexter tem o vírus HIV por conta de uma transfusão de sangue. Também solitário, mas tendo um ótimo relacionamento com a mãe (Annabella Sciorra), Dexter se torna amigo de Erik, que por seu lado coloca o objetivo de ajudar a encontrar a cura para a doença. 

A curiosidade deste longa é a sensível direção de Peter Horton, ator com um carreira sólida na tv que teve aqui seu único trabalho como diretor em um filme para o cinema. Seus demais trabalhos atrás das câmeras foram em episódios de seriados. Horton demonstra um enorme sensibilidade para contar uma história de amizade e esperança de forma sóbria, com emoções nos momentos certos. 

Destaque para as atuações dos garotos Joseph Mazzello e Brad Renfro, atores que infelizmente não conseguirem se firmar na carreira por motivos diferentes. Mazzello viveu alguns papéis interessantes como em “Jurassic Park” e na minissérie “The Pacific”, mas está longe de ser um astro. Brad Renfro teve um carreira melhor e com mais potencial, porém faleceu de overdose aos vinte e cinco anos.

Radio Flyer (Radio Flyer, EUA, 1992) – Nota 7
Direção – Richard Donner
Elenco – Elijah Wood, Joseph Mazzello, Lorraine Bracco, Tom Hanks, Adam Baldwin, John Heard, Ben Johnson.

Ao ver seus filhos brincando, Mike (Tom Hanks) decide contar a história de sua vida quando criança. Sua mãe (Lorraine Bracco) ao ser abandonada pelo marido mudou para o subúrbio com os filhos pequenos Mike (Elijah Wood) e Bobby (Joseph Mazzello), pouco tempo depois se casando com o truculento King (Adam Baldwin). 

Para escapar da tristeza do mundo real, Mike e Bobby criam brincadeiras e vivem aventuras no bairro, enquanto a mãe não percebe o mal que King faz para os garotos. 

Este doloroso drama sobre abuso e amizade foca em uma situação que infelizmente é comum até hoje, o problema de padrastos e madrastas que odeiam os enteados, enquanto o parceiro fecha os olhos para a situação. 

O diretor Richard Donner tenta amenizar o tema através de uma narrativa que lembra uma fábula em algumas sequências, dando ênfase também aos momentos de alegria entre os irmãos. 

É um filme ao mesmo triste e esperançoso, com destaque para as atuações do então garotos Elijah Wood e Joseph Mazzello.

Nenhum comentário: