segunda-feira, 26 de julho de 2021

O Mistério das Duas Irmãs & Relíquia Macabra

 


O Mistério das Duas Irmãs (The Uninvited, EUA / Canadá / Alemanha, 2009) – Nota 6,5
Direção – The Guard Brothers (Charles & Thomas Guard)
Elenco – Emily Browning, Arielle Kebbel, David Straithairn, Elizabeth Banks, Maya Massar, Kevin McNulty.

Após passar algum tempo em uma instituição psiquiátrica por causa do trama pela morte da mãe, a jovem Anna (Emily Browning) volta para casa. Ela encontra o pai (David Straithairn) vivendo com a ex-cuidadora da mãe (Elizabetha Banks). Na casa também vive sua irmã Alex (Arielle Kebbel), que acredita que a mãe foi assassinada pela futura madrasta. 

Este suspense é até agora o único longa dirigido pelos irmãos Guard, que conseguiram criar boas sequências de suspense mescladas com clichês do gênero, principalmente as alucinações da protagonista que deixam dúvida sobre o que realmente está acontecendo até a habitual reviravolta final.

Relíquia Macabra (Relic, Austrália / EUA, 2020) – Nota 5,5
Direção – Natalie Erika James
Elenco – Emily Mortimer, Robyn Nevin, Bella Heathcote.

Após a mãe (Robyn Nevin) desaparecer de sua casa no interior da Austrália, sua filha Kay (Emily Mortimer) e a neta Sam (Bella Heathcote) seguem para o local. Três dias depois, a mulher reaparece agindo de forma estranha e sem lembrar do que aconteceu. Enquanto tentam entender a situação, Kay e Sam percebem que existe algo de errado na casa. 

Este longa mistura o estilo australiano de produções estranhas comuns nos anos setenta, com o gênero atual de terror que tenta assustar através de um clima sinistro. Um dos problemas é o ritmo lento. A primeira hora é arrastada, um verdadeiro sonífero que fará muitos desistirem. O ritmo melhora na meia-hora final, porém jogando na tela algumas sequências violentas sem grandes explicações e um final mais que bizarro. 

Um ponto interessante e também sinistro é a forma simbólica como o roteiro tenta ligar a demência ao terror, mostrando como é assustador ver uma pessoa próxima esquecendo do mundo e mudando de comportamento de forma abrupta.

Nenhum comentário: