quinta-feira, 1 de julho de 2021

Enquanto a Guerra Durar

 


Enquanto a Guerra Durar (Mientras Dure la Guerra, Espanha / Argentina, 2019) – Nota 6
Direção – Alejandro Amenabar
Elenco – Karra Elejalde, Eduard Fernandez, Santi Prego, Nathalie Poza, Luis Bermejo, Tito Valverde, Inma Cuevas, Patricia Lopez Arnaiz, Luis Zahera.

Salamanca, Espanha, 1936. Liderados por um grupo de oficiais, parte do exército do espanhol inicia uma revolução contra o governo de esquerda, que flerta com o comunismo. 

Neste contexto, o escritor Miguel de Unamuno (Karra Elejalde) é reconduzido ao cargo de reitor na universidade local e acredita que a revolução possa ser o passo certo para a pacificação da Espanha. Quando seus amigos socialistas são presos, o escritor percebe que a mudança levará o país a uma nova ditadura. 

O famoso diretor Alejandro Amenabar se baseou na história real do final da vida do escritor Miguel de Unamuno para contar sua versão do início da Revolução Espanhola. 

Se por um lado a ditadura de Franco foi péssima e durou quase quarenta anos, por outro lado o diretor deixa de mostrar como o outro lado dos socialistas também era terrível, ou seja, o país não tinha como escapar de um governo ditatorial. 

O filme é bem cuidado, assim como a reconstituição de época e as interpretações, mas no fundo se mostra uma obra ideológica.

Nenhum comentário: