segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Próxima Parada: Bairro Boêmio

Próxima Parada: Bairro Boêmio (Next Stop, Greenwich Village. EUA, 1976) – Nota 7
Direção – Paul Mazursky
Elenco – Lenny Baker, Shelley Winters, Ellen Greene, Christopher Walken, Lois Smith, Dori Brenner, Antonio Fargas, Lou Jacobi, Mike Kellin, Jeff Goldblum.

Em meados dos anos cinquenta, o jovem Larry Lapinsky (Lenny Baker) se muda da casa dos pais no Brooklyn para o Greenwich Village, bairro famoso por abrigar artistas e intelectuais. Lenny deseja se tornar ator, para desespero de sua mãe superprotetora (Shelley Winters). 

Ao lado da namorada (Ellen Greene) e de um grupo de amigos, Lenny aproveita a vida e sobrevive trabalhando em uma mercearia, enquanto não consegue uma chance no cinema. 

O diretor, ator e roteirista Paul Mazursky utilizou lembranças autobiográficas para desenvolver este simpático filme sobre juventude, amizade, sonhos e frustrações. 

A recriação do Greenwich Village e do Brooklyn dos anos cinquenta e a exploração dos costumes da época como as festas, as frases, as roupas e a forma de encarar o sexo, são os pontos principais deste simpático longa. 

Os destaques do elenco ficam para Shelley Winters como a mãe judia que adora dramatizar as situações, um novato Christopher Walken como um arrogante conquistador e a pequena participação de Jeff Goldblum como um temperamental aspirante a ator. O protagonista interpretado por Lenny Baker é um pouco exagerado, mas não compromete o filme. 

Como informação, este foi o único papel principal de Lenny Baker, ator que fez carreira na tv e que faleceu cedo em 1982.  

2 comentários:

Liliane de Paula disse...

Onde vc viu esse filme?
Adorei seu comentário.
Acho que gastaria do filme.
Deve ter cenas em NY.

Hugo disse...

Liliane - O filme é dos anos setenta e recria a NY dos anos cinquenta de forma interessante.

Vou enviar um email explicando como assisti este e outros filmes.