quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Narcos

Narcos (Narcos, EUA, 2015)
Direção - José Padilha, Fernando Coimbra, Guillermo Navarro & André Baiz
Elenco - Wagner Moura, Boyd Holbrook, Pedro Pascal, Joanna Christie, Maurice Compte, Paulina Gaitan, Danielle Kennedy, Richard T. Jones, Luis Guzman, Juan Pablo Raba, Raul Mendez, André Mattos, Roberto Urbina, Michael St. Spirit, Ana de la Reguera.

No final dos anos oitenta, o colombiano Pablo Escobar (Wagner Moura) se tornou um dos homens mais ricos do mundo ao comandar uma rota de tráfico internacional entre a Colômbia e os Estados Unidos.

Na época, o governo americano ainda estava mais preocupado com os comunistas do que com o tráfico de drogas. Mesmo assim, soldados americanos atuavam na Colômbia e o DEA enviou Steve Murphy (Boyd Holbrook) para analisar a situação das drogas no país.

A chegada de Murphy em Medellin coincide com a tentativa de Escobar em entrar para a política, fato que colocou o traficante no radar dos americanos e deu início a uma série de assassinatos, atentados e sequestros por toda a Colômbia.

Esta série com dez episódios é baseada na história real de Pablo Escobar, um sujeito frio, calculista, violento e obcecado pelo poder, que não aceitava ser confrontado. Ele nasceu pobre no bairro de Antioquia em Medellin e aos poucos foi construindo seu império através do tráfico e da violência, ao mesmo tempo em que tinha a simpatia de muitas pessoas humildes por construir casas, escolas, campos de futebol e até distribuir dinheiro.

A história de Escobar é um verdadeiro roteiro de cinema e demorou bastante para uma grande produção explorar o tema. Apenas "Profissão de Risco" de 2001 abordava parte da história de Escobar, porém seu personagem era um coadjuvante, pois a trama focava em George Jung (Johnny Depp), o sujeito que abriu as portas dos Estados Unidos para o tráfico de cocaína.

A série mistura com competência cenas de violência em paralelo com a corrupção da polícia e do exército, além dos bastidores políticos das negociações de Escobar com o governo e com outros traficantes. Um dos personagens mais importantes da série é o ex-presidente colombiano César Gaviria (Raul Mendez), que foi eleito após outro candidato que era seu amigo ser assassinado e obrigado a enfrentar uma enorme onda de violência.

Apesar de ser uma boa série, algumas coisas incomodam. É estranho ver Wagner Moura falando em espanhol e com um olhar perdido, como se estivesse sempre depressivo à espera de um motivo para descontar seu ódio em alguém.

O personagem de Boyd Holbrook não convence. Mesmo sendo o narrador da história, em momento algum ele passa a força que seu personagem deveria ter. Falta carisma e um pouco mais de talento para o ator,

Acredito ainda que com mais de dois ou três episódios a história fecharia mais compacta. O que restou da história real para a segunda temporada, a princípio parece pouca coisa para segurar mais dez episódios. Vamos esperar para conferir.

5 comentários:

Pedrita disse...

eu quero muito ver mas não tenho netflix. beijos, pedrita

Amanda Aouad disse...

Gosto da série, apesar de não ter me empolgado tanto. Acho que o policial melhor muito a partir do sétimo episódio, crescendo na série, ainda que concorde que não seja tão bom ator. Também não sei o que vem na segunda temporada, mas vamos aguardar.

bjs

Hugo disse...

Pedrita - Se tiver oportunidade assista, é uma boa série.

Amanda - Também acho que a série poderia ter sido melhor e realmente estou em dúvida quanto a qualidade da segunda temporada. Sobrou pouca coisa da história de Escobar para ser contada, acredito que irão explorar mais a vida do agente Murphy.

Bjos

Marília Tasso disse...

Adorei a série, mas acredito que a história poderia ser fechada em uma temporada. Vamos aguardar. A música da abertura não sai da minha cabeça rsrs

Hugo disse...

Marília - Alguns seriados novos como "True Detective" e "Bloodline" também tem músicas de abertura de colar no ouvido.

Abraço