terça-feira, 17 de novembro de 2015

Ninja - A Máquina Assassina & McQuade, o Lobo Solitário


Ninja – A Máquina Assassina (Enter the Ninja, EUA, 1981) – Nota 5  
Direção – Menahem Golan
Elenco – Franco Nero, Susan George, Sho Kosugi, Christopher George, Alex Courtney.

Um ninja vestido de branco é perseguido por vários outros ninjas com roupas vermelhas. Após derrubar todos os inimigos, o ninja branco tira a máscara e o espectador descobre que o personagem é interpretado pelo italiano Franco Nero, ator que fez grande parte da carreira em westerns e que na verdade aquilo era um teste para se tornar um verdadeiro ninja no Japão. 

Após ser cumprimentado pelos outros participantes, vemos que apenas um oriental (Sho Kosugi) demonstra não ter gostado da situação. Em seguida, a trama segue para as Filipinas, onde o novo ninja encontra um velho amigo que está sendo pressionado por uma quadrilha para vender suas terras após descobrirem que no local existe petróleo. 

Este longa absurdo fez um inacreditável sucesso na época, muito pelo público fã dos filmes de Kung Fung produzidos em Hong Kong nos anos setenta e que aqui tinham a chance de ver um ator ocidental como protagonista. 

Tudo no filme é clichê, começando pelo título que é um plágio do clássico “Operação Dragão (Enter the Dragon)”, passando pelos vilões caricatos, chegando até a luta final contra o desafeto interpretado pelo japonês Sho Kosugi. 

O sucesso do filme alavancou financeiramente a carreira dos produtores Menahem Golan e Yoram Globus, que produziram dezenas de tranqueiras pela Cannon nos anos oitenta. 

Finalizando, não se pode deixar de destacar a total falta de jeito de Franco Nero para o papel, tendo sido visivelmente substituído por um dublê em várias sequências. 

McQuade, o Lobo Solitário (Lone Wolf McQuade, EUA, 1983) – Nota 6,5
Direção – Steve Carver
Elenco – Chuck Norris, David Carradine, Barbara Carrera, Leon Isaac Kennedy, Robert Beltran, L.Q. Jones, Dana Kimmell, R.G. Armstrong, Sharon Farrell, William Sanderson.

J.J. McQuade (Chuck Norris) é um Texas Ranger considerado rebelde, que trabalha sozinho e que faz justiça a sua maneira. Quando sua filha (Dana Kimmell) fica à beira da morte por ter sido atacada após testemunhar o roubo de um carregamento de armas do exército pela quadrilha de Rawley Wilkes (David Carradine), McQuade inicia uma obsessiva caçada aos bandidos em busca de vingança. 

Típico filme dos anos oitenta repleto de clichês, mas que diverte pelas boas cenas de ação. Os tiroteios lembram um western spaghetti, enquanto o clímax é uma esperada luta de artes marciais entre Norris e o falecido David Carradine. 

O resultado é um interessante filme de ação para quem não exigir muito.

Nenhum comentário: