terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Entre Abelhas

Entre Abelhas (Brasil, 2015) – Nota 7
Direção – Ian SBF
Elenco – Fábio Porchat, Irene Ravache, Marcos Veras, Luis Lobianco, Giovanna Lancellotti, Marcelo Valle.

Para “comemorar” o fim do casamento com Regina (Giovanna Lancellotti), Bruno (Fábio Porchat) curte uma noitada em uma boate com os amigos. A partir da manhã seguinte, Bruno percebe que não consegue ver algumas pessoas. Ele tromba com pessoas na rua que parecem invisíveis, rostos desaparecem de fotos e de filmagens, causando situações constrangedoras que resultam num grande transtorno em sua vida. 

Com ajuda da mãe superprotetora (Irene Ravache), Bruno tenta encontrar uma solução do seu problema procurando médico, psiquiatra, fazendo testes malucos e criando uma espécie de organograma com os nomes das pessoas que conhece para tentar descobrir um padrão no sumiço de várias delas.

O roteiro escrito pelo comediante Fábio Porchat e o diretor Ian SBF lembra de longe a comédia “Dirigindo no Escuro”, longa em que Woody Allen era um diretor de cinema que desenvolvia uma cegueira psicologica, sem explicação alguma. Aqui, o personagem de Porchat vê todos os objetos, exceto as pessoas que vão desaparecendo aos poucos. 

Ao final da sessão, o espectador não terá uma explicação racional, a proposta é fazer pensar, o que resulta em várias teorias dependendo da visão de cada pessoa. 

Não é um grande filme, mas ganha pontos por investir em um tema diferente do que o cinema brasileiro está acostumado, por fazer o espectador refletir e por utilizar o humor em pequenas gotas de forma inteligente. Por sinal, parte do elenco e o diretor (Porchat, Ian, Luis Lobianco) são integrantes do grupo Porta dos Fundos.    

6 comentários:

Liliane de Paula disse...

Como adoro cinema e seriados, vim conhecer seu blog.
Pedrita comentou esse filme de Fabio Porchat.
Vou vê se vejo no Netflix ou no Telecineplay.

Hugo disse...

Liliane - Agradeço por visitar meu blog, passe pro aqui sempre que desejar.

Pedrita disse...

ah, vc viu, que bacana. eu gostei muito. beijos, pedrita
o meu post do filme está aqui http://mataharie007.blogspot.com.br/2015/11/entre-abelhas.html

Hugo disse...

Pedrita - Eu tb gostei da trama que foge do lugar comum.

Bjos

Amanda Aouad disse...

Foge do lugar comum e nos dá ótimos momentos. Gostei também do filme, precisamos de mais exercícios desses no nosso cinema.

bjs

Hugo disse...

Amanda - Com certeza, o cinema brasileiro precisa explorar novas histórias e novos formatos.

Bjos