quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Funeral em Berlim

Funeral em Berlim (Funeral in Berlin, EUA / Inglaterra, 1966) – Nota 6,5
Direção – Guy Hamilton
Elenco – Michael Caine, Paul Hubschmid, Oskar Homolka, Eva Renzi, Guy Doleman.

Harry Palmer (Michael Caine) é um agente do Serviço Secreto Inglês que está em Berlim com a missão de ajudar um coronel russo (Oskar Homolka) a atravessar o muro do lado oriental para o ocidente. O coronel deseja desertar  entregando informações sigilosas em troca de imunidade para viver na Inglaterra. Para completar a missão, Harry precisa ainda lidar com uma bela agente israelense (Eva Renzi) e com um agente duplo alemão (Paul Hubschmid). 

O ator Michael Caine interpretou o agente secreto Harry Palmer em três filmes nos anos sessenta e mais dois produzidos para a tv nos anos noventa. Harry Palmer foi um dos vários agentes que nasceram em livros sobre espionagem que foram adaptados para o cinema na esteira do sucesso de 007. Por sinal, o diretor Guy Hamilton dirigiu quatro filmes da franquia Bond na época. Este é o segundo filme com o personagem Harry Palmer, que tem como características principais o cinismo e a falta de respeito pelos superiores. 

A interpretação de Caine é um dos pontos altos, ao lado da complexa trama repleta de mentiras e traições. O problema é a narrativa lenta e a falta de ação. São duas ou três cenas de brigas que envelheceram bastante e um pouco de suspense na sequência final. É uma pena, o personagem e a trama tinham potencial para um filme bem melhor.

2 comentários:

Unknown disse...

Tenho algum interesse em ver esse filme. Belo blog, adicionei à minha blogroll e agradecia se pudesse fazer o mesmo. Vou seguir.

Bons filmes,
www.cinemaschallenge.com

Hugo disse...

Cinema's Challenge - Valeu pela visita, estou linkando seu site por aqui tb.

Abraço