domingo, 8 de novembro de 2015

A Grande Virada

A Grande Virada (The Company Men, EUA / Inglaterra, 2010) – Nota 7
Direção – John Wells
Elenco – Ben Affleck, Tommy Lee Jones, Chris Cooper, Kevin Costner, Maria Bello, Craig T. Nelson, Rosemarie DeWitt, Eamonn Walker, Anthony O’Leary, Angela Rezza, John Doman.

Após divulgar o balanço anual, a corporação GTX vê suas ações despencarem. Para acalmar o mercado, o CEO Salinger (Craig T. Nelson) determina um grande corte de custos, começando pela dispensa de vários funcionários. 

Entre os dispensados está o executivo Bobby Walker (Ben Affleck), que é casado, tem dois filhos e um alto padrão de vida. Acreditando que conseguirá emprego rapidamente, Bobby inicia uma peregrinação, primeiro em uma empresa de recolocação, depois em diversas entrevistas frustantes. 

O roteiro escrito pelo próprio diretor John Wells, utiliza como premissa a crise financeira que os Estados Unidos passava na época e a consequente onda de desemprego que tomou conta do país. 

Além do personagem de Affleck, a trama acompanha também o vice-presidente da empresa vivido por Tommy Lee Jones, que começa a questionar sua vida profissional ao ver antigos amigos serem demitidos, como o diretor vivido por Chris Cooper e sua vida pessoal, como seu casamento falido e a relação com a amante ambiciosa (Maria Bello). 

A crítica sobre a ganância dos executivos das grandes empresas, os processos seletivos hipócritas e as falsas amizades profissionais são os pontos altos o longa. 

O filme perde pontos ao exagerar em uma determinada decisão de um personagem e querer compensar através de um final esperançoso, porém um pouco longe da realidade.  

Nenhum comentário: