sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Desaparecidos

Desaparecidos (Trade, EUA / Alemanha, 2007) – Nota 7,5
Direção – Marco Kreuzpaintner
Elenco – Kevin Kline, Cesar Ramos, Alicja Bachleda, Paulina Gaitan, Marco Perez, Linda Emond, Zack Ward, Kate Del Castillo, Tim Reid, Pascha D. Lychnikoff.

Na Cidade do México, Jorge (Cesar Ramos) ganha a vida enganando turistas com a ajuda de seus amigos. Quando sua irmã de apenas treze anos Adriana (Paulina Gaitan) é sequestrada por traficantes de pessoas, Jorge inicia uma busca desesperada pela garota. 

Ao seguir a pista dos traficantes, Jorge cruza o caminho de Ray (Kevin Kline), um detetive particular americano que procura outra garota. Mesmo tendo vidas opostas e uma grande diferença de idade e de valores, o objetivo em comum faz com que juntem forças para a caçada. 

A premissa é instigante, assim como a primeira parte que se passa na Cidade do México e mostra os sequestros da menina Adriana e de uma garota polonesa (Alicja Bachleda) que se torna vítima do clássico golpe do emprego falso. 

O desenvolvimento da trama no estilo road movie durante a incessante busca também é competente, destacando ainda a crueldade com que os sequestradores tratam as vítimas. Algumas sequências de abusos são de virar o estômago. 

Alguns problemas do roteiro surgem no terço final, quando coincidências levam até um clímax que flerta com os clichês do gênero policial. 

Os letreiros finais citam o enorme número de pessoas que são vendidas como escravas em pleno século XXI e como as autoridades fecham os olhos para a situação. Por sinal, o “Trade” do título significa “Comércio”.  

Nenhum comentário: