domingo, 29 de novembro de 2015

Jogada de Mestre

Jogada de Mestre (Kidnapping Mr. Heineken, Bélgica / Holanda / EUA / Inglaterra, 2015) – Nota 6,5
Direção – Daniel Alfredson
Elenco – Jim Sturgess, Sam Worthington, Ryan Kwanten, Anthony Hopkins, Mark van Eeuwen, Thomas Cocquerel, Jemima West, David Dencik.

Amsterdã, Holanda, 1982. Após sofrerem com a falência de sua pequena empresa de construções, serem ignorados pelos bancos ao solicitarem empréstimos e terem seu imóvel invadido por punks que estavam protegidos pela lei, cinco amigos decidem arriscar tudo em um complicado sequestro. 

Liderados por Cor (Jim Sturgess) e Willem (Sam Worthington), o grupo sequestra o milionário Alfred Heineken (Anthony Hopkins), dono da famosa cervejaria, junto com seu chofer. Acreditando que poderiam enganar as autoridades fazendo-os acreditar que a ação fora organizada por algum grupo terrorista, os amigos esperam receber rapidamente o resgate. Como não existe crime perfeito, com o passar do tempo sem resposta da polícia ou da família do empresário, a situação fica a cada dia mais tensa. 

Baseado numa história real, este longa trabalha a clássica premissa dos grandes crimes, que se mostram infalíveis no papel, mas que resultam em situações inesperadas para todos os envolvidos. 

Os personagens são mostrados como sujeitos normais que decidem fazer uma loucura para mudar de vida, mesmo que os letreiros no final do longa passem uma impressão diferente em relação ao destino de alguns deles. 

A narrativa prende a atenção e se desenvolve de maneira correta, explorando os conflitos entre os criminosos e um pouco da relação com o excêntrico Heineken interpretado por Anthony Hopkins, mas está longe de ser um grande filme. 

Como informação, o diretor sueco Daniel Alfredson dirigiu as partes II e III da ótima trilogia Millenium.

4 comentários:

Pedrita disse...

não conhecia. anotado. mencionei o seu blog no meu no post da annabelle. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Legal, visitarei sua postagem.

Bjos

Liliane de Paula disse...

Vc podia dizer onde viu esses filmes?
Cinema? TV? DVD? Netflix?

Hugo disse...

Liliane - Enviarei um email informando como assisti este filme e outros.