terça-feira, 3 de novembro de 2015

Aliança do Crime

Aliança do Crime (Black Mass, EUA / Inglaterra, 2015) – Nota 8
Direção – Scott Cooper
Elenco – Johnny Depp, Joel Edgerton, Benedict Cumberbatch, Dakota Johnson, Kevin Bacon, Peter Sarsgaard, Jesse Plemons, Rory Cochrane, David Harbour, Adam Scott, Corey Stoll, Julianne Nicholson, W. Earl Brown, Bill Camp, Juno Temple.

Sul de Boston, 1975. Jimmy “Whitey” Bulger (Johnny Depp) comanda um grupo de bandidos descendentes de irlandeses que dominam a região. Quando o amigo de infância John Connolly (Joel Edgerton) volta para o bairro, agora trabalhando como agente do FBI, nasce um insólito acordo. 

O objetivo do ambicioso Connolly é acabar com a Máfia Italiana que é inimiga dos irlandeses. Para isso, Connolly promete proteger Whitey em troca de informações que levem os mafiosos italianos para prisão. Para a situação ficar ainda mais complexa, Whitey tem um irmão que é Senador (Benedict Cumberbatch). Esta relação de favores e corrupção durará mais de vinte anos. 

Baseado numa história real que lembra a corrupção no Brasil, este ótimo drama policial apresenta mais uma grande atuação de Johnny Depp, que novamente se transforma na aparência, estando quase careca e na voz soturna que faz gelar a alma dos inimigos. 

O roteiro segue com detalhes a violenta saga de Whitey, um personagem complexo e contraditório. Ele se mostra ao mesmo tempo amoroso com sua família e totalmente cruel com os inimigos, principalmente aqueles que ele considera traidores. Uma contradição, levando em conta que ele mesmo era informante do FBI, mas não aceitava ser considerado um delator. 

Vale destacar ainda o ótimo elenco de apoio, com Peter Sarsgaard como um bandido pé-de-chinelo, o estranho Jesse Plemons como um capanga e o braço-direito de Whitey vivido por Rory Cochrane, ator promissor nos anos noventa, que há muito não conseguia um bom papel no cinema. 

Não tem a mesma qualidade ou o talento do envolvidos, mas mesmo assim o longa lembra um pouco o clássico “Os Bons Companheiros”. 

Para quem gosta do estilo, o filme é uma ótima opção.

2 comentários:

Pedrita disse...

eu tb gostei muito. é muito bom. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - Johnny Depp está assustador.

Bjos