segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Rios Vermelhos 1 & 2




Rios Vermelhos (Les Rivieres Pourpres, França, 2000) – Nota 7,5
Direção – Mathieu Kassovitz
Elenco – Jean Reno, Vincent Cassel, Nadia Fares, Dominique Sanda, Jean Pierre Cassel, Karim Belkhadra.

O veterano e solitário detetive Pierre Niemans (Jean Reno) é encarregado de investigar uma morte ocorrida dentro de uma universidade tradicional nos Alpes Franceses. Ao mesmo tempo em outro local, o jovem e impetuoso policial Max Kerkerian (Vincent Cassel) investiga um caso onde um túmulo de uma criança foi profanado. As duas investigações correm em paralelo até que se encontram e obrigam os dois policiais de temperamentos distintos a trabalharem juntos. 

O diretor e ator Mathieu Kassovitz que foi aclamado pelo longa “O Ódio”, também com Vincent Cassel, aqui utiliza elementos tipicamente do cinema americano para criar um ótimo filme policial de suspense. O tema principal é a caça a um serial killer, tema recorrente aos filmes de Hollywood, mas que ganha força ao situar a ação nos gelados Alpes Franceses. A dupla principal está perfeita na composição dos personagens, os dois são talentosos e carismáticos, tendo ótimos diálogos entre si e ajudando a prender a atenção do espectador até a reviravolta final. O longa lembra em parte o ótimo “Seven”. Foi produzida uma sequência em 2004, apenas com Jean Reno voltando ao papel.

Rios Vermelhos 2 – Anjos do Apocalipse (Les Rivieres Pourpres II – Les Anges de L’Apocalypse, França / Itália / Inglaterra, 2004) – Nota 6,5
Direção – Olivier Dahan
Elenco – Jean Reno, Benoit Magimel, Christopher Lee, Camille Natta, Johnny Hallyday.

Nesta sequência do sucesso de 2000, o agora comissário Pierre Niemans (Jean Reno) é encarregado de investigar a morte de um homem emparedado num mosteiro com símbolos religiosos. Ao mesmo o tempo, o policial Reda (Benoit Magimel) encontra um sósia de Jesus Cristo agonizando na frente de um igreja. Seguindo o esquema do filme original, as duas investigações se encontram e a dupla de policiais terá a ajuda de Marie (Camille Natta), uma especialista em história da religião. 

Apesar de não ser tão bom quanto o original, a história prende a atenção misturando novamente investigação policial com suspense e um ainda uma misteriosa seita. Do original apenas Jean Reno voltou ao papel, mas mesmo assim é um interessante suspense que tem ainda a participação do veteraníssimo Christopher Lee. 

2 comentários:

Silvano Vianna disse...

Oi dois filmes são muito bons, mas o 1° é melhor um pouco que o 2°. O mais legal no segundo filme é a participação de do Lee.

Hugo disse...

Silvano - O primeiro é melhor com certeza, porque tem Vincent Cassel e o diretor Kassovitz que fez o ótimo drama "O Ódio".

Abraço