sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Caçada na Noite & Mona Lisa



Antes de ficar famoso mundialmente após o sucesso de "Uma Cilada Para Roger Rabbit", o ator inglês Bob Hoskins tinha uma carreira sólida como coadjuvante em filmes como "Cotton Club" e "Brazil - O Filme), além de muitos trabalhos na tv inglesa. Nesta postagem destaco duas produções inglesas estrelados por Hoskins nos anos oitenta e ambientadas no submundo de Londres.

Caçada na Noite (The Long Good Friday, Inglaterra, 1980) - Nota 8
Direção – John Mackenzie
Elenco – Bob Hoskins, Helen Mirren, Eddie Constantine, Dave King, Bryan Marshall, Derek Thompson, Pierce Brosnan, Paul Freeman.

                                                                                     Em Londres nos anos setenta, Harold Shand (Bob Hoskins) é o chefão do crime na cidade, mas tudo muda em uma Sexta-Feira Santa quando sua gangue passa a ser atacada sem explicação, inclusive por membros do IRA (terroristas do Exército Repúblicano Irlandês). 
                                                                                   Ótimo drama policial com pitadas de política ambientada no submundo de Londres e com uma grande atuação de Hoskins e da sempre competente Helen Mirren, além de ser a estréia de Pierce Brosnan no cinema.

Mona Lisa (Mona Lisa , Inglaterra, 1986) - Nota 7
Direção – Neil Jordan
Elenco – Bob Hoskins, Cathy Tyson, Michael Caine, Robbie Coltrane, Sammy Davis, Clarke Peters.

O ex-presidiário George (Bob Hoskins) é contratado pelo gângster Mortwell (Michael Caine) para ser motorista de uma prostituta de luxo, a bela negra Simone (Cathy Tyson). Seu trabalho é levar a garota não apenas para os encontros profissionais, mas também para as coisas do dia a dia. Aos poucos o sujeito vai se apaixonando pela jovem e aceita procurar outra prostituta amiga dela que está desaparecida. Esta complicada relação de dois personagens problemáticos, pode levá-los a uma tragédia. 

Este foi o terceiro filme dirigido pelo competente Neil Jordan e mostra com realismo a vida de personagens marginais na Londres dos anos oitenta, valorizado pelo desempenho do ótimo elenco, principalmente o casal principal. 

2 comentários:

Jenifer Torres disse...

Ainda não assisti a esses longas, mas parecem bem interessantes.
Abraços.

Hugo disse...

Jennifer - São filmes interessantes mesmo.

Abraço