domingo, 14 de novembro de 2010

Animal 1 & 2



Animal (Animal, EUA, 2005) – Nota 6
Direção – David J. Burke
Elenco – Ving Rhames, Terrence Howard, Jim Brown, Chazz Palminteri, Wes Studi, Faizon Love, Taraji P. Henson, Paula Jai Parker, Beverly Todd.

James “Animal” Allen (Ving Rhames) é um sujeito violento envolvido no tráfico de drogas em Los Angeles. Após ser preso, a mãe de seu filho (Paula Jai Parker) é assassinada e o garoto acaba sendo criado pela avó (Beverly Todd). Na cadeia, James conhece um prisioneiro veterano e ex-ativista político (Jim Brown), que procura mostrar que a violência é uma escolha e que apenas  com sua própria atitude poderá mudar de vida, se quiser é claro. Estes ensinamentos fazem com que James ao sair da cadeia tente se aproximar de seu filho Darius (vivido na fase adulta por Terrence Howard), que segue o mesmo caminho marginal do pai. 

Em alguns pontos a história até que é interessante, principalmente ao explicar a origem da palavra linchamento, que vem de William Lynch, um sujeito que no século XVIII criou uma espécie de cartilha para fomentar o ódio entre os negros para dominá-los com maior facilidade e violência. Ving Rhames está bem no papel do sujeito que tenta sair do caminho do crime e Terrence Howard também não compromente, porém o resultado final é apenas razoável.

Animal 2 (Animal 2, EUA / Canadá, 2007) – Nota 5
Direção – Ryan Combs
Elenco – Ving Rhames, K. C. Collins, Vicellous Shannon, Yannick Bisson, Deborah Valente, Conrad Dunn.

Neste continuação do filme de 2005, James “Animal” Allen (Ving Rhames) cumpre pena após assumir  um crime cometido por seu filho (Vicellous Shannon que substitui Terrence Howard). Ele tenta não entrar em conflitos, porém após uma rebelião acaba sendo transferido para outra penitenciária onde é chantageado por um dos lideres do local, o “pastor” Kasada (Conrad Dunn). Animal é obrigado a participar de lutas dentro do local para que seu outro filho (K. C. Collins) não seja acusado e preso por um crime que não cometeu. 

O filme original tinha uma história interessante, que mostrava como um homem poderia mudar suas atitudes, além das raízes da violência entre os negros americanos pobres. No elenco além de Rhames, tinha também o bom ator Terrence Howard  como seu filho. Tudo isso se perde nesta continuação, que basicamente foca na violência dos filmes sobre prisão e cria uma investigação com cara de seriado, resultando numa obra fraca.

Um comentário:

Josy Ellerbrock disse...

VOTE EM MIM!: http://www.linkpremiado.com.br/link/click/id/6193/primeiras_cenas_de_lanterna_verde.html
Por Favor me ajudem a levar essa
Abração ;D