sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Backdraft - Cortina de Fogo


Backdraft – Cortina de Fogo (Backdraft, EUA, 1991) – Nota 7
Direção – Ron Howard
Elenco – Kurt Russell, William Baldwin, Robert De Niro, Scott Glenn, Jennifer Jason Leigh, Rebecca DeMornay, Donald Sutherland, Jason Gedrick, J. T. Walsh.

Os irmãos Stephen “Bull” McCaffrey (Kurt Russell) e Brian (William Baldwin) seguindo a tradição da família trabalham como bombeiros. Com estilos e temperamentos diferentes, os irmãos vivem uma disputa profissional que acaba abalando a amizade em alguns momentos. O problema ocorre porque quando criança, Brian viu o pai morrer e hoje atuando como bombeiro não tem medo do perigo, enfrentando situações que podem causar a própria morte ou de algum outro bombeiro. Desta forma Stephen acredita que Brian deveria desistir da carreira, mas pelo contrário,  quando acontece um de vários incêndios que podem ser criminosos, Brian se une ao investigador Donald “Shadow” Rimgale (Robert De Niro) para descobrir o culpado. 

Na época alguns críticos não gostaram do filme, alegando que o roteiro era fraco. Não concordo, o roteiro mesmo não trazendo novidades e utilizando temas comuns em filmes policiais, a briga dos irmãos que no fundo se gostam e a investigação de um crime, o longa prende a atenção pelo suspense nas ótimas cenas de incêndio, provavelmente as melhores do gênero e que mostra o temível “Backdraft”, falando em termos leigos, é aquela cena em que alguém abre um porta e o fogo do outro lado se junta ao oxigênio e cria uma bola de fogo. 

O elenco cheio de rostos famosos, tem Russell e De Niro cumprindo bem os papéis, Jennifer Jason Leigh como sempre faz pelo menos uma cena picante com William Baldwin e ainda o ótimo Donald Sutherland no pequeno papel de um incendiário. O mais fraco é o canastrão William Baldwin, que trabalhou em bons filmes nos anos noventa, mas nunca convenceu.                         

2 comentários:

Rodrigo Mendes disse...

Lembro desta fita de Ron Howard nas tardes de sábado.

Consegue empolgar, mas no fim não é tão bom quanto aparenta ser mesmo.

Abs.
Rodrigo

Hugo disse...

Rodrigo - É um filme legal, mas que promete mais do que cumpre.

Abraço