quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Ódio


O Ódio (La Haine, França, 1995) – Nota 8,5
Direção – Mathieu Kassovitz
Elenco – Vincent Cassel, Hubert Kounde, Said Taghmaoui, Abdel Ahmed Ghili, Solo.

O filme acompanha um dia na vida de três jovens que vivem num conjunto habitacional de classe baixa em Paris. 

O judeu Vinz (Vincent Cassel) é o mais revoltado e menos inteligente, tenta resolver tudo na base da violência, o árabe Said (Said Taghmaoui) deseja conseguir uma namorada e tem extrema preocupação quanto ao seu futuro e o negro Hubert (Hubert Kounde) é o mais maduro, que acredita na paz e extravasa sua raiva na prática do boxe. 

Estes três jovens praticamente excluídos da sociedade, se revoltam quando um amigo árabe, Abdel (Abdel Ahmed Ghili) é brutalmente espancado por policiais na noite anteior e acaba morrendo. Para esquentar ainda mais a situação, em meio a revolta, as drogas, a violência da polícia e de vários grupos étnicos, o explosivo Vinz consegue uma revólver carregado, o que pode ser o caminho para uma tragédia. 

O diretor e ator Mathieu Kassovitz acerta em cheio ao mostrar um cenário de exclusão, discriminação e violência a que são submetidos os imigrantes na França e a revolta que surge na criação de grupos que tentam defender seus pares na base da violência e da intolerância. Apesar de ter sido produzido há quinze anos, o filme ainda continua extremamente atual e o tema preocupante. O trio principal dá força ao filme, todos com personagens marcantes de acordo com o contexto do filme.

2 comentários:

Rof disse...

Oi Hugo, tudo bem?
Olha só, como o numero de acessos do meu blog tem aumentado consideravelmente os meus leitores tem reclamado da "demora" nas atualizações - eu atualizo dia sim dia não.

Com isso eu pensei em criar colunas semanais com textos interessantes de outros blogueiros. a 1ª delas é a seção "Vale a pena ver de novo" onde pretendo postar textos sobre filmes um pouco mais antigos - assim como você faz por aqui no blog.
O que acha? se tiver interesse me avisa.
Abraço cara.

Hugo disse...

William, blz?

Respondi direto no seu blog.

Valeu pelo convite.

Abraço