quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Presságio


Presságio (Knowing, EUA/Inglaterra/Austrália, 2009) – Nota 7
Direção – Alex Proyas
Elenco – Nicolas Cage, Rose Byrne, Chandler Canterbury. Lara Robinson, Nadia Townsend, Ben Mendelsohn.

Num colégio em 1959, algumas crianças são convidadas a desenhar o que acreditam que existirá no futuro e estes desenhos serão colocados numa “cápsula do futuro”, que será enterrado no local e aberta apenas após cinqüenta anos. De todas as crianças, apenas a assustada Lucinda (Lara Robinson) ao invés de desenhar, escreve uma sequência enorme de números. 

Quando a cápsula é aberta em 2009, o papel de Lucinda é entregue ao garoto Caleb (Chandler Canterbury) filho do viúvo John (Nicolas Cage) e este leva para casa tentando descobrir o que significam aqueles números. Antes disso, o pai vê o papel é também fica intrigado, sendo ele um professor do famoso Instituto MIT de Tecnologia, tenta desvendar os números e descobre que a garota escreveu a data e o número de mortos de diversas tragédias, inclusive o incêndio que vitimou sua esposa e outros três desastres que ainda estão para acontecer em alguns dias. Este é o início da corrida de John para tentar impedir as catástrofes. 

A primeira parte do longa é intrigante, o roteiro prende a atenção quanto a previsão das tragédias acontecidas e as que estariam por vir, misturado com o desespero do personagem de Nicolas Cage. Não querendo contar muito sobre a história, mas a partir do momento em que entra em cena a personagem de Rose Byrne e sua filha, o roteiro despeja diversos temas no mesmo caldeirão, vida em outra planeta, ameaça solar e religião, com um final que pode ser considerado bíblico. 

Posso destacar duas cenas de tragédia, a espetacular sequência do avião caindo na rodovia e o exagerado desastre no metrô. No geral é um filme interessante apesar dos furos no roteiro.    

9 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Realmente a primeira hora do filme prende mas depois tudo parece mais do mesmo
!!!

renatocinema disse...

Obrigado por visitar meu site.....

Pais e filhos.........relação complicada, pesada e feliz, no final.kkk

Jenifer Torres disse...

Ai, preciso confessar que estou um pouco de saco cheio de filmes de ETs. São todos mais do mesmo.
Abraços.

Amanda Aouad disse...

Concordo plenamente, quando entram Rose Byrne e sua filha o filme começa a desandar. Uma pena, parecia bem mais promissor. Agora a cena da queda do avião em plano sequência é fantástica.

bjs

Rodrigo Mendes disse...

O filme tem ótimos momentos na premissa depois vira Arquivo X e o final foi muito ruim!

Ademais curto o trabalho do diretor Proyas e Cage as vezes erra, acerta e fica no meio termo.

Abs.
Rodrigo

Marcio Melo disse...

Pra mim esse foi um dos piores filmes do ano passado, começa até razoavelmente legal, mas do meio pro fim é ruim demais hehehe

Silvia Freitas disse...

Essa cena do avião me tirou o fôlego. Foi o que mais gostei no filme. A cena do trem tbm foi muito boa. O filme em si é meia-boca, mas dá pra se assistir..rsrsr

Hugo disse...

Marcelo - É o típico filme mal resolvido.

Renato - Com certeza.

Jenifer - Este aqui é uma grande mistura de temas.

Amanda - A cena do avião é sensacional.

Rodrigo - Proyas fez o legal e polêmico "O Corvo".

Marcio - Não considero tão ruim em virtude da primeira metade que é interessante.

Silvia - É uma premissa legal que poderia ter rendido um filme melhor.

Abraço a todos

Roberto Simões disse...

Proyas até que faz bom filmes, mas deste não gostei muito. Não percebi que raio de filme pretendeu ser. Único, é que o filme não é. E olhem que até gostei bastante do I, ROBOT, que muita crítica rejeitou.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «