domingo, 21 de novembro de 2010

Medo da Verdade


Medo da Verdade (Gone, Baby Gone, EUA, 2007) – Nota 8
Direção – Ben Affleck
Elenco – Casey Affleck, Michelle Monaghan, Morgan Freeman, Ed Harris, John Ashton, Amy Ryan, Amy Madigan, Titus Welliver, Michael Kenneth Williams, Edi Gathegi, Mark Margolis.

Num bairro pobre de Boston, um garotinha é seqüestrada e a polícia não tem pistas. A família resolve procurar um casal de investigadores particulares, Patrick Kenzie (Casey Affleck) e Angie Genaro (Michelle Monaghan) para uma investigação paralela. Patrick mora no bairro a vida inteira e conhece desde policiais até traficantes e drogados que rondam o local, tendo em alguns casos acesso a melhores informações do que a polícia. A investigação do casal não agrada ao chefe de polícia (Morgan Freeman), mas que é obrigado a colocar dois veteranos detetives (Ed Harris e John Ashton) para dividir as informações com o casal e trabalharem em conjunto. Um detalhe importante é a desestruturada família da vítima, a jovem mãe (Amy Ryan) é viciada em drogas, o tio (Titus Welliver) é ex-detento e apenas a tia (Amy Madigan) parece realmente se importar com a criança, mesmo sendo uma pessoa desequilibrada. 

O longa é baseado num livro de Dennis Lehane, o mesmo escritor de “Sobre Meninos e Lobos”, com quem mantém algumas semelhanças. O roteiro mistura personagens honestos, traficantes, drogados e policiais num história que parece ser simples, mas que esconde diversos segredos que são revelados aos poucos e levam a um terrível dilema moral no final, onde o personagem extremamente bem interpretado por Casey Affleck é obrigado a fazer uma escolha complicadíssima. 

O restante do elenco ajuda em elevar a qualidade do longa, com Ed Harris se destacando no papel do policial veterano e a boa atriz Amy Ryan muito bem no papel da mãe drogada e inconseqüente. 

Outra agradável surpresa é a boa direção de Ben Affleck, que conduz a história com firmeza e sensibilidade, mostrando que pelos últimos papéis que teve como ator, tem potencial para ser tornar melhor como diretor. 

4 comentários:

Película Criativa disse...

Nunca fui fã do trabalho de Ben Affleck como ator, mas ele está se revelando um ótimo diretor. Gostei de Gone Baby Gone e The Town.

Sebo disse...

Gostei bastante deste filme, Affleck se mostrou um excelente diretor, já que como actor deiza a desejar ....

[]'s
sebosaukerl.blogspot.com

Hugo disse...

Película - Eu ainda preciso assistir o novo "The Town".

Sebo - Quem sabe não está nascendo um grande diretor.

Abraço a todos

Roberto Simões disse...

Sim, é um bom filme. Affleck quase parece um Eastwood, na forma de tratar e procurar o drama.

Cumps.
Roberto Simões
» CINEROAD - A Estrada do Cinema «