quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Operação Cerveja

 


Operação Cerveja (The Greatest Beer Run Ever, EUA, 2022) – Nota 7,5
Direção – Peter Farrelly
Elenco – Zac Efron, Russell Crowe, Bill Murray, Ruby Ashbourne Serkis, Jake Picking, Kyle Allen, Archie Renaux, Will Ropp, Will Hochmann, Kevin K. Tran, Paul Adelstein, Shirleyann Kaladjian, Kristin Carey.

Inwood, subúrbio de Nova York, 1967. Vários jovens da região foram recrutados ou seguiram como voluntários para lutar no Vietnã. Quando chegam notícias de que alguns morreram, Chickie Donohue (Zac Efron) toma uma decisão aparentemente maluca. Ele resolve viajar até o Vietnã e levar cerveja para os amigos que estão vivos, como uma forma de motivá-los e agradecê-los pelo que estão enfrentando. 

Por mais absurda que pareça, este longa é baseado em uma história real que vai além da comédia que a premissa passa como primeira impressão. A saga do protagonista para encontrar os amigos o leva a descobrir a verdadeira guerra repleta de caos, violência e mortes. 

Vale citar que o roteiro além de criticar a motivação da guerra e as atitudes do governo americano, também faz o contraponto ao colocar o protagonista que é patriota e que entende que os jovens que foram lutar precisavam ser bem tratados, pois eles não tinham culpa alguma do que estavam enfrentando. 

É um filme que me surpreendeu positivamente.

Nenhum comentário: