segunda-feira, 12 de junho de 2023

Mulheres Entre o Céu e o Inferno, Até as Vaqueiras Ficam Tristes, Crônica de um Amor Louco & Sibéria

 


Mulheres Entre o Céu e o Inferno (Ladies Room, Canadá / Inglaterra, 1999) – Nota 4
Direção – Gabriella Cristiani
Elenco – Lorraine Bracco, Greta Scacchi, John Malkovich, Veronica Ferres, Molly Paker

Três atrizes (Lorraine Bracco, Veronica Ferres e Molly Parker) parecem se preparar para uma peça de teatro em um banheiro que lembra o purgatório ou algo semelhante. Elas assistem por uma tv cenas de suas próprias vidas, principalmente seus relacionamentos com amantes. Este longa é uma daquelas viagens bizarras em que a diretora e as roteiristas imaginavam criar diálogos existenciais profundos, quando na verdade entregam um filme extremamente pretensioso e chato que não vai a lugar algum.

Até as Vaqueiras Ficam Tristes (Even Cowgirls Get the Blues, EUA, 1994) – Nota 3
Direção – Gus Van Sant Jr
Elenco – Uma Thurman, Rain Phoenix, John Hurt, Pat Morita, Lorraine Bracco, Angie Dickinson, Keanu Reeves, Sean Young, Crispin Glover, Ed Begley Jr., Carol Kane, Buck Henry, Grace Zabriskie.

Desde a adolescência a jovem Sissy (Uma Thurman) viaja de carona pelos EUA usando seu enorme polegar para chamar a atenção dos motoristas. Ao ser descoberta por uma agente de modelos, ela é contratada para filmar uma comercial em uma fazenda na Califórnia, local onde faz amizade com algumas vaqueiras e inicia uma revolta contra o patrão. Este é com certeza é um dos piores filme que vi, com uma trama absurda e sequências vergonhosas. Um péssimo trabalho do diretor Gus Van Sant Jr.

Crônica de um Amor Louco (Storie di Ordinaria Follia, Itália / França, 1982) – Nota 5
Direção – Marco Ferreri
Elenco – Ben Gazzara, Ornella Muti, Susan Tyrrell, Tanya Lopert.

Após a leitura de seu livro de poesias em um evento, o escritor beberrão Charles Serking (Ben Gazzara) se envolve com uma fã e decide seguir com ela para Los Angeles. Rapidamente Serking entra em uma espiral de bebedeiras e sexo com prostitutas, até encontrar uma mulher (Ornella Muti) por quem se apaixona. O diretor e roteirista Marco Ferreri se baseou na obra do escritor marginal Charles Bukowski para criar este desagradável longa de exageros e autodestruição, mesmo sendo considerado cult por muitos críticos. Destaque para a atuação visceral de Ben Gazzara.

Sibéria (Siberia, Holanda, 1998) – Nota 5,5
Direção – Robert Jan Westdijk
Elenco – Hugo Metsers, Roeland Fernhout, Vlatka Simac, Nicole Eggert, Johnny Lion.

Em Amsterdam na Holanda, dois amigos (Hugo Metsers e Roeland Fernhout) moram juntos em um apartamento e sobrevivem de golpes em turistas que procuram sexo. Ao conheceram uma jovem que veio da Sibéria (Vlatka Simac), um deles se apaixona dando início a um conflito entre os amigos. O roteiro que mistura sexo e drama policial perde pontos pela lentidão da narrativa e o próprio desenvolvimento da trama que deixa bastante a desejar.

Nenhum comentário: