quarta-feira, 28 de junho de 2023

Chuck Norris Contra o Comunismo

 


Chuck Norris Contra o Comunismo (Chuck Norris vs. Communism, Inglaterra / Romênia / EUA, 2015) – Nota 7,5
Direção – Ilinca Calugareanu
Documentário

Na metade dos anos oitenta, o povo da Romênia sofria com o regime comunista liderado pelo ditador Nicolae Ceausescu. Livros, filmes, músicas e todo tipo de conteúdo ligado ao mundo ocidental era proibido e considerado subversivo. Quando explodiu no ocidente o mercado de filmes em VHS, o videocassete se tornou desejo dos romenos, com o produto sendo contrabandeado de outros países da Europa. 

Neste contexto, um sujeito contrata uma tradutora do governo para trabalhar nas horas vagas dublando filmes americanos de fitas que ele conseguia trazer ao país de forma clandestina. É o início de um negócio lucrativo que durou até a queda do regime em 1989 e ajudou o povo romeno a conhecer um pouco da vida fora do país. 

O título do documentário faz paralelo com o astro Chuck Norris, que como vários outros protagonizou filmes de ação em que os vilões eram comunistas, aqui tendo como exemplo em algumas sequências as pessoas comentando sobre “Braddock – O Super Comando”. 

O documentário é mais uma obra que mostra como eram absurdos os regimes comunistas que dominaram diversos países pelo mundo entre os anos sessenta e noventa.

Nenhum comentário: