sexta-feira, 23 de junho de 2023

Acontece nas Melhores Famílias & Esta é Minha Chance

 


Acontece nas Melhores Famílias (It Runs in the Family, EUA, 2003) – Nota 6,5
Direção – Fred Schepisi
Elenco – Michael Douglas, Kirk Douglas, Bernadette Peters, Rory Culkin, Cameron Douglas, Diana Douglas, Michelle Monaghan, Geoffrey Arend, Sarita Choudhury, Josh Pais.

Michael Gromberg (Michael Douglas) é um advogado de um escritório que foi aberto décadas atrás por seu pai Mitchell (Kirk Douglas) que é casado com Evelyn (Diana Douglas). Michael é casado com Rebecca (Bernadette Peters) com quem tem o filho Asher (Cameron Douglas) que está na universidade e o pré-adolescente Eli (Rory Culkin). 

Esta mistura de drama e comédia é uma reunião da família Douglas que muito provavelmente inseriu no roteiro problemas reais que enfrentaram. O filme tem algumas boas sequências como o ritual do barco e outras simbólicas sobre a vida, como Kirk Douglas na pista de corrida sendo ultrapassado pelos jovens. 

O filme perde alguns pontos pelo final que deixa algumas pontas soltas e que também é um pouco exagerado ao explorar três dramas na mesma noite. Vale citar que Kirk Douglas tinha sofrido um AVC pouco tempo antes, estava com oitenta e sete anos na época e viveu ainda até os cento e três, falecendo em 2020.

Esta é Minha Chance (It’s My Turn, EUA, 1980) – Nota 6
Direção – Claudia Weill
Elenco – Jill Clayburgh, Michael Douglas, Charles Grodin, Beverly Garland, Steven Hill, Dianne Wiest, Daniel Stern, Charles Kimbrough.

A professora de matemática Kate (Jill Clayburgh) vive em Chicago com o namorado Homer (Charles Grodin). Ao viajar a Nova York para o casamento de seu pai (Steven Hill), ela termina se envolvendo com Ben (Michael Douglas), que é filho de sua nova madrasta (Beverly Garland) e precisará decidir o que fazer da vida,. 

Este drama romântico explora o tema da mulher liberal que tanto foi utilizado em longas do gênero nos anos setenta e oitenta. O desenvolvimento da trama é bastante previsível, com os altos e baixos normais das relações neste tipo de história. É um filme que hoje vale apenas pelo bom elenco, já que dezenas de histórias semelhantes foram filmadas nos últimos quarenta anos.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

Eu gostaria dos 2 filmes.
Gosto de histórias possíveis.
Jill Clayburgh era maravilhosa.