terça-feira, 8 de novembro de 2022

The Cursed

 


The Cursed (The Cursed ou Eight for Silver, Inglaterra / França / EUA, 2021) – Nota 6,5
Direção – Sean Ellis
Elenco – Boyd Holbrook, Kelly Reilly, Alistair Petrie, Roxane Duran, Nigel Betts, Stuart Bowman, Amelia Crouch, Max Mackintosh, Tommy Rodger.

França, século 19. Um conflito entre donos de terras e ciganos termina em uma trágédia na região rural. Pouco tempo depois, uma estranha criatura começa a atacar os moradores, como se estivesse buscando vingança. 

O diretor e roteirista inglês Sean Ellis é especialista em filmes que fogem do lugar comum, como o estranho “Cashback” e o doloroso “Metrópole Manila”, tendo como obra mais comercial o competente “Operação Anthropoid”. 

Neste “The Cursed”, Ellis explora um tema paralelo a história real da “Besta de Gévaudan”, sobre um animal desconhecido que matou dezenas de pessoas no interior da França no século 18. Existe um erro histórico em relação as datas, mas acredito que proposital, com a ideia principal ter sido utilizar somente a mesma premissa. 

O filme tem um clima de tragédia e violência que permeia toda a história e várias sequências sangrentas. Infelizmente o longa perde pontos por causa personagens inexpressivos e uma certa irregularidade na narrativa. 

Para quem tem curiosidade sobre a história da “Besta de Gévaudan”, procure o ótimo longa francês de 2001 “O Pacto dos Lobos”.

Nenhum comentário: