segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Os Homens Violentos do Klan

 


Os Homens Violentos do Klan (The Klansman, EUA, 1974) – Nota 6
Direção – Terence Young
Elenco – Lee Marvin, Richard Burton, Cameron Mitchell, O.J. Simpson, Lola Falana, David Huddleston, Luciana Paluzzi, Linda Evans.

Uma pequena cidade do Alabama vive uma tensão racial crescente, com muitos dos moradores pertencendo a temida Ku Klux Klan. A chegada de militantes e um posterior crime transformam o local em um barril de pólvora em que o xerife (Lee Marvin) tenta conter os ânimos. 

Este esquecido longa hoje vale como curiosidade por causa dos bastidores e pela explosiva sequência final em que tudo se resolve na violência. 

O roteiro inicial foi escrito pelo também diretor Samuel Fuller, responsável por filmes marcantes como “Cão Branco” e “Agonia e Glória”, que pulou fora do projeto quando os produtores decidiram alterar sua história. O filme caiu nas mãos do inglês Terence Young, que comandou dois filmes de 007 com Sean Connery e que era uma espécie de operário do cinema. 

Os problemas se acumularam no elenco, com histórias de que os astros Lee Marvin e Richard Burton bebiam de forma exagerada, inclusive com o segundo tendo uma atuação estranha em que parece não estar normal para falar, além de ter sido internado para reabilitação após as filmagens. 

Este filme também marcou o primeiro trabalho no cinema do então astro do futebol americano O.J. Simpson, hoje muito mais conhecido pelo complicado processo em que era (e ainda é) o principal suspeito do assassinato da esposa.

Nenhum comentário: