sábado, 19 de novembro de 2022

Assassinato Por Encomenda, Fletch Vive & Confess, Fletch

 


Assassinato Por Encomenda (Fletch, EUA, 1985) – Nota 6,5
Direção – Michael Ritchie
Elenco – Chevy Chase, Tim Matheson, Dana Wheeler Nicholson, Joe Don Baker, Richard Libertini, M. Emmet Walsh, George Wendt, Kenneth Mars, Geena Davis, George Wyner.

Fletch (Chevy Chase) é um repórter investigativo especializado em disfarces para conseguir suas matérias. Ao investigar um caso de tráfico de drogas na praia disfarçado como mendigo, ele recebe a proposta de um empresário (Tim Matheson) que oferece dinheiro para matá-lo. Fletch fica intrigado e decide ir a fundo para descobrir quais segredos o sujeito esconde. 

A trama é até razoável levando em conta ser uma comédia, o que faz o filme ganhar pontos é a atuação de Chevy Chase. Seu personagem é cínico e manipulador, com respostas afiadas para todos os assuntos e sacadas rápidas para escapar das encrencas. 

O filme fez um razoável sucesso e rendeu uma sequência em 1989.

Fletch Vive (Fletch Lives, EUA, 1989) – Nota 6
Direção – Michael Ritchie
Elenco – Chevy Chase, Hal Holbrook, Juliane Phillips, R. Lee Ermey, Cleavon Little, Randall Tex Cobb, Richard Libertini, George Wynner, Patricia Kalember, Geoffrey Lewis, Richard Belzer, Phil Hartman, Dennis Burkley.

Falido e desempregado, o repórter Fletch (Chevy Chase) acredita ter conseguido a sorte grande ao ser informando que uma tia faleceu e deixou uma enorme propriedade na zona rural da Louisiana. Ao chegar no local ele descobre uma fazenda decadente e para piorar, após uma noite de amnésia acorda ao lado de uma advogada morta, sendo preso como principal suspeito. 

Esta sequência do sucesso de 1985 tira a trama da urbana Los Angeles para tentar fazer comédia com a diferença de hábitos entre o protagonista e os moradores do sul dos EUA. O roteiro insere uma conspiração e dois vilões interessantes, sendo o primeiro uma espécie de chefão vivido por Hal Holbrook e o outro um pastor picareta interpretado pelo agitado R. Lee Ermey. 

É um daqueles filmes com a cara dos anos oitenta.

Confess, Fletch (Confess, Fletch, EUA, 2022) – Nota 6
Direção – Gregg Mottola
Elenco – Jon Hamm, Caitlin Zerra Rose, Roy Wood Jr., Ayden Mayeri, Lorenza Izzo, Kyle MacLachlan, John Slattery, Annie Mumolo, John Behlman, Travis Bennett, Robert Picardo.

Ao chegar da Itália após uma viagem de trabalho, o repórter policial Fletch (Jon Hamm) encontra uma mulher morta no apartamento em que ficaria hospedado. Ao mesmo tempo em que se torna o maior suspeito pelo crime, Fletch também investiga o desaparecimento de um quadro que pagaria o resgate do sequestro do pai de sua namorada italiana (Lorenza Izzo). 

Esta sequência tardia ou nova versão dos dois filmes protagonizados por Chevy Chase nos anos oitenta segue o mesmo estilo de diálogos cínicos e situações absurdas. A trama é apenas um detalhe para o personagem de Jon Hamm soltar respostas afiadas a cada diálogo. 

É uma comédia inofensiva e totalmente esquecível.

Nenhum comentário: