terça-feira, 15 de novembro de 2022

McBain - O Guerreiro Moderno & Roleta Americana

 


McBain – O Guerreiro Moderno (McBain, EUA, 1991) – Nota 5,5
Direção – James Glickenhaus
Elenco – Christopher Walken, Maria Conchita Alonso, Michael Ironside, Steve James, Chick Venera, Thomas G. Waites, Jay Patterson, Eric Granger, Victor Argo.

No final da Guerra do Vietnã, McBain (Christopher Walken) foi resgatado por um grupo de soldados. Muitos anos depois, um destes soldados se tornou um guerrilheiro revolucionário na Colômbia e acabou sendo assassinado. Procurado pela irmã do amigo (Maria Conchita Alonso), McBain reúne os antigos colegas de farda para ajudar os rebeldes a derrubar o presidente. 

Este longa B de ação é curioso ao colocar ex-soldados americanos lutando ao lado de revolucionários socialistas. A questão política é maniqueísta, sendo uma desculpa para as várias sequências de ação tiros, explosões e dublês voando pelos cenários. 

O diretor, roteirista e produtor James Glickenhaus fez oito filmes neste estilo B de 1975 até 1995 quando abandonou a carreira, deixando como melhor trabalho “A Fúria do Protetor” com Jackie Chan.

Roleta Americana (American Roulette, Inglaterra, 1988) – Nota 5
Direção – Maurice Hatton
Elenco – Andy Garcia, Kitty Aldridge, Alfredo Michelsen, Robert Stephens, Susannah York.

Carlos Quintas (Andy Garcia) é o presidente de um país da América Latina que foi deposto e fugiu para Londres. Enquanto busca apoio para tentar retomar o poder, Carlos se envolve com sua assistente Kate (Kitty Aldridge), além de ainda ser alvo dos revolucionários que o tiraram do poder. 

Este é um daqueles filmes dos anos oitenta que tentavam explorar os regimes instáveis dos governos latino-americanos como tema para tramas políticas, porém pouca coisa se salva. A narrativa é arrastada, praticamente não existe tensão e o roteiro perde tempo com a questão amorosa. 

O filme foi produzido originalmente para a tv, mas chegou a ser lançado nos cinemas sem sucesso.

Nenhum comentário: