quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Rogue Agent & Um Jantar Entre Espiões

 


Rogue Agent (Rogue Agente, Inglaterra / Alemanha / EUA) – Nota 6,5=
Direção – Declan Lawn & Adam Patterson
Elenco – James Norton, Gemma Arterton, Marisa Abela, Shazad Latif, Sarah Goldberg, Julian Barratt, Jimmy Akingbola, Rob Malone, Freya Mavor.

Em 1993, um homem chamado Robert Freegard (James Norton) convenceu duas garotas e um rapaz de que ele era um agente do MI5 e que precisava de ajuda em uma investigação secreta sobre o IRA, o exército republicano irlandês. 

Nove anos depois, o mesmo Robert está trabalhando como vendedor de carros de luxo quando se aproxima da advogada Alice (Gemma Arterton), com quem inicia um romance que resultará em consequências inesperadas. 

Este longa é baseado em um artigo sobre um golpista que enganou diversas pessoas no Reino Unido. Boa parte do filme segue a cartilha do romance, mesmo deixando claro que o sujeito tem outros objetivos. 

O personagem é charmoso, inteligente e manipulador, o que infelizmente acaba sendo o oposto das atitudes do sujeito na parte final, quando ele parece perder o controle de forma fácil. Neste momento o roteiro deixa a desejar.

É uma história absurda que poderia ter rendido um filme um pouco melhor.

Um Jantar Entre Espiões (All the Old Knives, EUA, 2022) – Nota 6
Direção – Janus Metz
Elenco – Chris Pine, Thandie Newton, Laurence Fishburne, Jonathan Pryce, Jonjo O’Neill, David Dawson, Orli Shuka.

Viena, 2012. Um avião é sequestrado por terroristas e os agentes da CIA na cidade procuram pistas para tentar ajudar na solução do caso. Oito anos depois, o agente Henry Pelham (Chris Pine) recebe a missão de investigar o caso. A CIA acredita que existia um espião entre seus agentes. É o início de um complexa trama repleta de mentiras. 

Este suspense sobre espionagem em momento algum decola. As poucas sequências mais tensas são até leves para este tipo de filme, que mesmo intercalando duas narrativas, tem como ponto principal o jantar entre o protagonista e a ex-agente vivida por Thandie Newton. 

É uma pena, pois a produção é ótima e a premissa mesmo sendo clichê tinha tudo para resultar em um filme mais interessante.

Nenhum comentário: