quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Memorial Day - Lembranças de uma Guerra

 


Memorial Day – Lembranças de uma Guerra (Memorial Day, EUA, 2012) – Nota 6,5
Direção – Samuel Fisher
Elenco – Jonathan Bennett, James Cromwell, John Cromwell, Jackson Bond.

Três narrativas em tempos diferentes detalham as vidas de avô e neto que defenderam o exército em guerras. 

Em 2012, Kyle Vogel (Jonathan Bennett) luta no Afeganistão enfrentando ainda uma terrível enxaqueca. Uma segunda narrativa volta para 1993 quando Kyle (Jackson Bond) era adolescente e conseguiu extrair do seu avô Bud (James Cromwell) histórias da Segunda Guerra. A terceira narrativa retorna aos anos quarenta mostrando fatos que marcaram a vida de Bud (John Cromwell) durante as batalhas contra os nazista na Europa. 

O roteiro não apresenta surpresas, a proposta é fazer um paralelo entre a vida dos dois personagens e mostrar que as raízes familiares influenciam demais nas decisões dos mais jovens. A questão dos traumas de guerra afetando os relacionamentos é outro tópico interessante. As sequências de ação nas guerras são apenas corretas. 

E talvez o ponto mais negativo seja o elenco inexpressivo, com exceção da boa atuação do veterano James Cromwell. A curiosidade é ver o então ator estreante John Cromwell interpretando o papel de seu pai na vida real nas sequências da juventude do personagem, muito mais pela semelhança física do que pelo talento dramático.

Nenhum comentário: