domingo, 27 de novembro de 2022

O Piloto. Uma Batalha Pela Sobrevivência & Em Agosto de 1944

 


O Piloto. Uma Batalha Pela Sobrevivência (Letchik, Rússia, 2021) – Nota 6,5
Direção – Renat Davletyarov
Elenco – Pyotr Fyodorov, Anna Peskova, Valeriy Grishko, Maksim Emelyanov, Mariya Poezzhaeva.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o piloto soviético Nikolai (Pyotr Fyodorov) tem seu avião abatido durante uma batalha com os alemães. Ao sobreviver a queda do avião e com a ajuda de um parceiro, Nikolai foge ferido pela floresta gelada enfrentando diversos obstáculos naturais e os nazistas, com o objetivo de chegar até Moscou. 

Este é mais um longa russo que tenta mostrar o lado soviético durante a Segunda Guerra, aqui através de um trama de ficção que faz alusão a uma série de soldados que são considerados heróis naquele país. 

Os dois primeiros terços são ótimos, tanto a parte inicial recheada de sequências aéreas de ação, quanto a luta do protagonista pela sobrevivência. Na parte final o roteiro vira o foco para o drama pessoal, que mesmo sendo uma história de força de vontade, perde pontos pela narrativa irregular e pelos pulos no tempo para chegar até o clímax. Vale destacar a produção caprichada e as ótimas sequências de ação e suspense da primeira hora.

Em Agosto de 1944 (V Avguste 44-go, Rússia / Bieolorrússia 2001) – Nota 6,5
Direção – Mikhail Ptashuk
Elenco – Evgeniy Mironov, Vladislav Galkin, Yuri Kolokolnikov, Aleksey Petrenko, Aleksandr Feklistov.

Bielorrússia, agosto de 1944. A inteligência soviética intercepta uma transmissão de rádio que teria o objetivo de avisar os nazistas sobre a posição das tropas inimigas. Um pequeno grupo de cinco soldados recebe a missão de descobrir o local e os responsáveis pela transmissão, que foi feita de dentro de uma floresta. 

Esta produção russa tem como destaques a investigação minuciosa e o plano desenvolvido pelo protagonista líder dos soldados vivido por Evgeniy Mironov para chegar aos espiões e conseguir provas. 

As locações na região rural e os bastidores políticos, inclusive com o personagem de Stalin aparecendo em uma sequência também são acertos. Por outro lado, as sequências de violência não funcionam e parecem até amadoras. No geral é um bom filme, muito por causa da história e da narrativa.

Nenhum comentário: