domingo, 5 de junho de 2022

O Beco do Pesadelo

 


O Beco do Pesadelo (Nightmare Alley, EUA / México / Canadá, 2021) – Nota 7
Direção – Guillermo del Toro
Elenco – Bradley Cooper, Cate Blanchett, Toni Collette, Rooney Mara, Willem Dafoe, Richard Jenkins, Ron Perlman, Mary Steenburgen, David Strathairn, Mark Povinelli, Peter MacNeill, Holt McCallany, Clifton Collins Jr., Tim Blake Nelson, David Hewlett.

Final dos anos trinta. Stan (Bradley Cooper) consegue emprego em um circo que explora personagens bizarros e pequenos golpes. Ambicioso, Stan se torna aprendiz de um veterano mentalista (David Strathairn) que é especialista em enganar a plateia. É o início de uma jornada em busca do sucesso a qualquer custo. 

Baseado em um livro, este longa dirigido e roteirizado por Guillermo del Toro é dividido em duas partes distintas detalhando a carreira do protagonista. A primeira parte é a mais interessante ao explorar o estranho circo repleto de figuras complexas. Os números fajutos do mentalista, da mulher eletrocutada e do homem selvagem mostram um mundo de mentiras criado para o circo lucrar com o susto dos espectadores. 

A segunda parte que foca no auge da carreira de Stan e seu envolvimento em um golpe com uma psicanalista manipuladora (Cate Blanchett) é mais longo e cansativo, até chegar a um violento clímax. A grande surpresa é a cena final que fecha um ciclo de forma irônica e sinistra, quando chega o momento de acertar as contas com o destino. 

Destaque para a ótima produção e o elenco, principalmente Bradley Cooper, Cate Blanchett e Willem Dafoe como o “criador” do homem selvagem.

Um comentário:

Liliane de Paula disse...

O elenco é da melhor qualidade.
Anotei.
Bj,