sexta-feira, 17 de junho de 2022

Billy Jack

 


Nascidos para Perder (The Born Losers, EUA, 1967) – Nota 6,5
Direção – Tom Laughlin
Elenco – Tom Laughlin, Elizabeth James, Jeremy Slate, William Wellman Jr., Jack Starrett, Robert Tessier.

Em uma pequena cidade da Califórnia, uma gangue de motoqueiros liderada por Danny (Jeremy Slate) violenta uma garota (Eizabeth James), despertando uma sede de vingança no então pacifista Billy Jack (Tom Laughlin), que é especialista em artes marciais. 

Este longa que fez sucesso na época marcou a primeira aparição no cinema do personagem Billy Jack, claramente inspirado na contracultura e no movimento paz e amor, porém não deixando de lado a pancadaria para enfrentar os criminosos. 

Billy Jack (Billy Jack, EUA, 1971) – Nota 6,5
Direção – Tom Laughlin
Elenco – Tom Laughlin, Delores Taylor, Clark Howat, Victor Izay.

Vivendo em uma reserva indígena, o mestiço Billy Jack (Tom Laughlin) é uma espécie de protetor de uma escola comandada por Jean (Delores Taylor), que aceita todos os tipos de alunos. Quando uma adolescente grávida que é filha de um policial corrupto pede ajuda e é acolhida por Jean, o fato desperta o ódio no pai da garota que se alia um poderoso da cidade para tentar fechar a escola. 

Este segundo longa com o personagem Billy Jack tem uma história independente do filme anterior, indo mais fundo na questão do movimento hippie, no pacifismo e na liberdade pessoal. Apesar de que o pacifismo novamente é colocado à prova em algumas sequências de brigas. 

O filme fez sucesso e transformou o personagem Billi Jack em um ícone da contracultura. Vale citar que Tom Laughlin e Delores Taylor foram casados na vida real de 1954 até a morte dele em 2013.

O Julgamento de Billy Jack (The Trial of Billy Jack, 1974) – Nota 5,5
Direção – Tom Laughlin
Elenco – Tom Laughlin, Delores Taylor, Victor Izay, Teresa Kelly, Sara Lane.

Enquanto Billy Jack (Tom Laughlin) está cumprindo quatro anos de prisão pelo assassino involuntário de um inimigo, a escola de Jean e seus alunos, muitos deles de origem indígena são perseguidos. Ao sair da cadeia, Billy Jack terá novamente de enfrentar o ódio para manter a escola viva. 

Ao mesmo tempo em que este longa é o mais pretensioso da trilogia ao ter quase três horas de duração, também acaba sendo o mais fraco e cansativo. A contraditória mensagem de paz misturada com pancadaria perde um pouco da força por causa desta duração excessiva. 

O ator Tom Laughlin voltaria ao papel em mais dois filmes bem menos marcantes do que a trilogia original.

Nenhum comentário: