domingo, 12 de junho de 2022

A Princípio

 


A Princípio (À L'origine, França, 2009) – Nota 7
Direção – Xavier Giannoli
Elenco – François Cluzet, Emmanuelle Devos, Gerard Depardieu, Soko, Vincent Rottiers.

Philippe (François Cluzet) é um golpista que ao chegar em uma cidade do interior da França é confundido com um representante de uma empresa que abandonou a construção de uma rodovia na região. 

Surpreso a princípio, Philippe decide se aproveitar da situação pensando em lucrar com o projeto abandonado. Aos poucos a história cresce, várias pessoas se envolvem e o próprio golpista fica em dúvida se continua com a mentira ou se desaparece. 

Mesmo sendo baseado em uma absurda história real, este longa se mostra bastante previsível. Todas as pistas do que acontecerá no final são mostradas logo no início. Por outro lado, o filme ganha pontos pela forma como os que personagens são desenvolvidos, principalmente o protagonista vivido pelo ótimo François Cluzet. 

O roteiro explora a questão do desemprego e da ganância, mostrando que as pessoas ao precisarem de dinheiro ou trabalho muitas vezes fecham os olhos para a realidade na esperança de ter uma vida melhor, o que abre caminho para golpistas e exploradores. 

É um filme interessante e com uma premissa inusitada.

Nenhum comentário: