segunda-feira, 13 de junho de 2022

Aconteceu Naquela Noite & Do Mundo Nada se Leva


Aconteceu Naquela Noite (It Happened One Night, EUA, 1934) – Nota 8
Direção – Frank Capra
Elenco – Clarke Gable, Claudette Colbert, Walter Connolly, Roscoe Karns, Jameson Thomas.

Elle (Claudette Colbert) é a filha de um magnata que foge para não se casar por obrigação familiar. Em um ônibus comum, ela encontra o repórter desempregado Peter (Clarke Gable), que aceita ajudá-la desde que ela autorize que ele escreva um artigo sobre o caso para um jornal de fofocas. É o início de uma complexa e divertida relação. 

Visto hoje, este longa parece recheado de clichês das comédias românticas, quando na verdade ele foi um dos precursores do gênero que é explorado até hoje no mesmo formato. A protagonista temperamental, o galã cínico, os diálogos cortantes, a crise e o final feliz se tornaram uma receita de bolo para o gênero. Tudo isso embalado pela talento do diretor Frank Capra em contar histórias e a química entre o astro Clark Gable e a ótima Claudette Colbert.

Do Mundo Nada se Leva (You Can't Take It with You, EUA, 1938) – Nota 8
Direção – Frank Capra
Elenco – James Stewart, Jean Arthur, Lionel Barrymore, Edward Arnold, Mischa Auer, Ann Miller, Spring Byington, Samuel S. Hinds, Donald Meek, Halliwell Hobbes, Dub Taylor, Mary Forbes, H.B. Warner.

Tony (James Stewart) é o filho de um rico empresário (Edward Arnold) que se apaixona pela jovem Alice (Jean Arthur) que trabalha como secretária na empresa do pai. O grande problema é que a família de Alice é totalmente fora do normal, com seus pais e alguns agregados vivendo de forma livre, sem compromissos ou regras. 

Este simpático longa dirigido por Frank Capra é mais um exemplo da visão de mundo do diretor, que pregava a liberdade individual e os valores familiares. A história é até um pouco ingênua, principalmente pela forma como a família da garota vive, porém passando a mensagem de que a pessoa pode fazer o que quiser da vida, desde que não prejudique quem está ao lado. 

Além da química entre Jean Arthur e um ainda jovem James Stewart, o destaque fica para a ótima interpretação de Lionel Barrymore como o pai da garota que abandonou tudo para seguir uma vida simples. 

Vale citar que Capra, Stewart e Barrymore repetiram a parceria no clássico “A Felicidade Não Se Compra”, que com certeza é um dos melhores filmes de todos os tempos. São filmes que deixam o espectador com um sorriso no rosto ao final da sessão.

Nenhum comentário: