sábado, 4 de junho de 2022

15 Minutos & Waz - Matemática da Morte

 


15 Minutos (15 Minutes, EUA / Alemanha, 2001) – Nota 5
Direção – John Herzfeld
Elenco – Robert De Niro, Edward Burns, Kelsey Grammer, Avery Brooks, Karel Roden, Oleg Taktarov, Melina Kanekaredes, Vera Farmiga, Kim Cattrall, Charlize Theron, David Alan Grier, James Handy.

Dois criminosos russos (Karel Roden e Oleg Taktarov) chegam aos Estados Unidos com o objetivo de conseguir fama. Para isso, eles iniciam uma série de crimes violentos, filmam as ações e enviam para a imprensa. Um detetive (Robert De Niro) e um investigador dos bombeiros (Edward Burns) se unem na caça aos psicopatas. 

Este longa policial é uma verdadeira bagunça. A ideia de explorar a famosa frase de Andy Warhol sobre os “15 de Minutos de Fama” que todos teriam no futuro e que hoje tem certa razão com a popularização da internet é interessante, assim como a tentativa de criticar a imprensa que vive de explorar tragédias e muitas vezes transformar criminosos em celebridades. 

Infelizmente estes pontos se perdem no roteiro confuso, nas interpretações caricatas da dupla de assassinos e nas duas subtramas de romance que não convencem. Nem a presença de Robert De Niro salva o filme.

Waz – Matemática da Morte (The Killinge Gene, Inglaterra, 2007) – Nota 6
Direção – Tom Shankland
Elenco – Stellan Skarsgard, Melissa George, Ashley Walters, Tom Hardy, Paul Kaye, John Sharian, Selma Blair, Sally Hawkins.

Um veterano detetive (Stellan Skarsgard) e sua nova parceira (Melissa George) são encarregados de investigar um homicídio em que no corpo da vítima está escrito a palavra WAZ. Sem entender o porquê, a investigação somente avança quando outras vítimas surgem marcadas de forma semelhante. 

Este curioso longa que se passa em Nova York na verdade é uma produção inglesa que apresenta uma premissa bastante interessante ao criar uma espécie de enigma a ser decifrado para chegar ao assassino. 

O grande problema acaba sendo o desenvolvimento da trama, que entrega rapidamente o culpado, levando até um bizarro clímax repleto de torturas. Apesar da motivação do criminoso explicar o porquê dos crimes, por outro lado a forma como age é bastante inverossímil. 

Como curiosidade, temos as participações dos hoje famosos Tom Hardy e Sally Hawkins em papéis coadjuvantes. É um filme que prometia ser muito melhor.

Nenhum comentário: