domingo, 15 de maio de 2022

Uma Noite Alucinante (A Trilogia)

 


Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio (Evil Dead, EUA, 1981) – Nota 7,5
Direção – Sam Raimi
Elenco – Bruce Campbell, Ellen Sandweiss, Hal Delrich, Betsy Baker, Sarah York.

Cinco amigos vão passar o final de semana em uma cabana isolada na floresta. No local, eles encontram um livro antigo intitulado “Livro dos Mortos” e uma antiga gravação. A curiosidade faz com que os jovens decidam ouvir a gravação, que se mostra uma tradução do livro que parece escrito em latim. O que eles imaginavam ser uma brincadeira, na verdade era uma forma de libertar os espíritos que vivem na floresta e que em seguida passam a possuir um a um os jovens, dando início ao terror. 

Produzido com pouquíssimo dinheiro pelos amigos Sam Raimi, Bruce Campbell e Robert Tapert, este longa se transformou em cult no circuito independente e chegou a ser proibido em vários países por causa do tema e da violência. No Brasil o filme chegou apenas em 1987 quando do lançamento da sequência “Uma Noite Alucinante”, que fez grande sucesso e na minha opinião é o melhor da série. 

O clima assustador, a câmera causando claustrofobia ao explorar a cabana e as cenas de violência, algumas insanas que beiram o humor negro são os grandes trunfos do longa. Mesmo sem grandes recursos, fica claro o talento criativo de Raimi, que seria comprovado em trabalhos posteriores. 

O longa segue a linha de terror B ao estilo de obras como “O Massacre da Serra da Elétrica” e os trabalhos de Wes Craven, porém praticamente criou um novo gênero, o de terror em cabanas isoladas.

Uma Noite Alucinante 2 (Evil Dead II, EUA, 1987) – Nota 8,5
Direção – Sam Raimi
Elenco – Bruce Campbell, Sarah Berry, Dan Hicks, Ted Raimi, Kassie Wesley DePaiva, Denise Bixler.

Ash (Bruce Campbell) e sua namorada Linda (Denise Bixler) vão passar um final de semana em uma cabana no meio da floresta. Ao encontrar o Livro dos Mortos e ler algumas passagens, eles despertam espíritos sedentos por sangue e violência. 

Esta continuação do sucesso cult 1981 pode ser considerada muito mais um remake do que uma sequência. Bruce Campbell que foi também o protagonista do original volta como se nada tivesse ocorrido, ou seja, é praticamente a mesma história. 

Vários detalhes levam este longa a ser o melhor da trilogia e uns melhores do gênero da década de oitenta. A produção caprichada com muito mais dinheiro que o original, os enquadramentos inusitados, a câmera que corre pela cabana de uma forma em que o local parece ser enorme e a escolha de abraçar a comédia em meio ao terror são os acertos. A atuação insana de Bruce Campbell e as sequências com a mão decepada são clássicas. É um filme que elevou a outro patamar o gênero que alguns chamavam de “terrir”.

Uma Noite Alucinante 3 (Army of Darkness, EUA, 1992) – Nota 7
Direção – Sam Raimi
Elenco – Bruce Campbell, Embeth Davidtz, Marcus Gilbert, Bridget Fonda, Ian Abercrombie, Ted Raimi, Patricia Tallman.

Após os eventos do filme anterior, o protagonista Ash (Bruce Campbell) é enviado de forma acidental para o século XIV, sendo tratado pelas pessoas da época como o “escolhido” para recuperar o Livro dos Mortos e assim salvar o mundo das forças das trevas. O problema é que tudo dá errado e um exército de mortos é libertado. 

O fechamento da trilogia utiliza apenas o Livro dos Mortos e o protagonista para contar uma história completamente diferente e totalmente maluca saindo da mente do diretor Sam Raimi. A comédia inserida na filme anterior aqui se torna ainda mais presente, com sequências realmente alucinantes e absurdas recheadas de sangue e violência. É uma mistura de Idade Média, violência e comédia, com bastante ação. 

O filme não fez tanto sucesso quanto os anteriores, mas mesmo assim vale a sessão para quem gosta do estilo.

Nenhum comentário: