terça-feira, 31 de maio de 2022

American Underdog: A História de Kurt Warner & Coração de Campeão

 


American Underdog: A História de Kurt Warner (American Underdog, EUA, 2021) – Nota 7
Direção – Andrew Erwin & John Erwin
Elenco – Zachary Levi, Anna Paquin, Hayden Zaller, Ser’Darius Blain, Dennis Quaid, Chance Kelly, Bruce McGill, Simeon Castille, Adam Baldwin, Cindy Hogan.

Anos noventa, universidade Iowa. Kurt Warner (Zachary Levi) é o quarterback reserva da equipe, mesmo assim acredita que chegará na Liga Profissional. Durante alguns anos ele enfrentará diversos obstáculos, até a chance de realizar seu sonho se tornar realidade. 

Baseado na vida real de Kurt Warner, este longa segue a fórmula das histórias de superação e também daquelas em que o destino em um determinado momento sorri para a pessoa. O grande acerto deste filme é ir além do esporte ao detalhar as dificuldades na vida pessoal do protagonista, incluindo a relação com Brenda (Anna Paquin), que era divorciada e tinha dois filhos, sendo um deles especial. Mas vale citar que as cenas de jogos também são competentes, resultando em uma obra que vale a sessão.

Coração de Campeão (Heart of Champions, EUA, 2021) – Nota 6,5
Direção – Michael Mailer
Elenco – Michael Shannon, Charles Melton, Alexander Ludwig, Alex MacNicoll, David James Elliott, Ash Santos, Lilly Krug, Michael Tacconi.

Durante o último ano de estudo em um colégio em 1999, os integrantes de uma fracassada equipe de remo tem a chance de mostrar que podem vencer após a chegada de um novo treinador (Michael Shannon), que é um veterano do exército que também foi atleta do colégio vinte anos antes. 

Este longa se diz baseado em uma coletânea de histórias reais sobre o esporte. Nos dois primeiros terços a história é bastante previsível, com personagens sem carisma e dois romances que parecem um pouco fora do contexto. O filme cresce na parte final quando ocorre um fato que muda a perspectiva dos personagens, criando um drama mais forte. No geral é um longa mediano, com destaque para o carrancudo Michael Shannon perfeito como o treinador justo e durão.

Nenhum comentário: