terça-feira, 17 de maio de 2022

Resistência

 


Resistência (Resistance, Inglaterra / França / Alemanha / EUA, 2020) – Nota 6,5
Direção – Jonathan Jakubowicz
Elenco – Jesse Eisenberg, Clémency Poésy, Matthias Schweighofer, Félix Moati, Vica Kerekes, Géza Rohrig, Ed Harris, Bella Ramsey.

Quando a França é invadida pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo decide tentar salvar a vida de dezenas de órfãos judeus. Uma destas pessoas é Marcel (Jesse Eisenberg), um jovem ator especialista em mímica que utiliza seu talento para entreter as crianças, fazendo com que elas esqueçam um pouco da tragédia que estão vivenciando. 

Baseado na história real da vida do famoso mímico Marcel Marceau, este longa tem uma produção caprichada e alguns bons momentos, mas peca por ser bem previsível e inserir situações que não convencem, como a sequência das crianças dentro do trem e a perseguição na neve no final. 

A ideia também de que Marcel Marceau salvou milhares de crianças tem suas dúvidas, já que mesmo o filme mostra um grupo bem menor de crianças, o que não diminui a coragem dos envolvidos na história real. 

Os momentos mais pesados surgem quando aparece na tela o nazista Klaus Barbie interpretado por Matthias Schweighofer. Klaus Barbie ficou conhecido como “O Carniceiro de Lyon” e foi localizado somente em 1983 na Bolivia, quando foi extraditado para França onde ficou preso até morrer em 1991.

Nenhum comentário: