terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Duna

 


Duna (Dune: Part One, EUA / Canadá, 2021) – Nota 6,5
Direção – Denis Villeneuve
Elenco – Timothée Chalamet, Rebecca Ferguson, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgaard, Josh Brolin, Stephen McKinley Henderson, Javier Bardem, Sharon Duncan Brewster, Chang Chen, David Bautista, Charlotte Rampling.

Em um planeta desértico, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é o filho do Duque (Oscar Isaac) que lidera a população e o exército local. O que Paul ainda não sabe é que ele pode ser o escolhido para cumprir uma profecia liderando seu povo em meio a uma batalha. 

Por mais que eu goste dos trabalhos do canadense Denis Villeneuve e este longa apresente uma parte técnica sensacional, fica difícil para quem não é fã do livro ter paciência com a narrativa lenta e as interpretações teatrais. 

Reconheço que esta versão tem um desenvolvimento da história mais bem trabalhado do que longa de David Lynch de 1984, principalmente por focar em apenas parte da trama, deixando a finalização para um segundo longa a ser lançado em 2023. 

O filme de Lynch foi cortado na montagem final pelo produtor Dino de Laurentiis. O diretor tinha pensando em um longa de três horas, enquanto Laurentiis preferiu lançar filme com uma versão truncada de duas horas e quinze minutos. 

Sobre o “Duna” atual, entendo que os fãs irão gostar, mas vendo como um cinéfilo sem esta paixão pela história, o resultado é uma sessão cansativa.

4 comentários:

Pedrita disse...

quero muito ver. o primeiro está em algum canal da net claro. beijos, pedrita

Hugo disse...

Pedrita - É legal ver os dois para comparar.

Bjs

Pedrita disse...

nossa, detestei, dei 2 no imdb mas achei q foi muito. arrastado, esconde o q é importante, fica um tempão em cenas desnecessárias. vou rever o primeiro q amei qd vi. achei um show de más escolhas. um filme q começa qd termina. beijos, pedrita
http://mataharie007.blogspot.com/

Hugo disse...

Pedrita - A parte técnica é bem legal, mas o filme é realmente arrastado.

Bjs