domingo, 26 de dezembro de 2021

Um Dia Para Relembrar

 

Um Dia Para Relembrar (Two Bits, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – James Foley
Elenco – Al Pacino, Mary Elizabeth Mastrantonio, Jerry Barone, Joe Grifasi, Patrick Borriello, Andy Romano, Donna Mitchell, Joanna Merlin.

Nova York, agosto de 1933. O garoto Gennaro (Jerry Barone) fica obcecado em conseguir vinte e cinco centavos para ver um filme na inauguração de um cinema no bairro. 

Como o país vivia a Depressão Econômica e sua mãe (Mary Elizabeth Mastrantonio) era viúva, tendo ainda de cuidar do avô doente (Al Pacino), Gennaro tenta de todas as formas conseguir as moedas que deseja, intercalando momentos de conversa com o avô. 

Este sensível e praticamente esquecido drama explora uma história de descoberta adolescente em meio a um época de pobreza, mas que por outro lado a família tinha importância enorme. 

O diretor James Foley acerta na ótima recriação de época e no estilo da narrativa, em que as sequências na casa da família lembram um teatro filmado da melhor qualidade. 

É curioso que a boa atuação do garoto Jerry Barone seja     seu único trabalho no cinema, tendo dividido a tela com o grande Al Pacino.

Nenhum comentário: