quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Amor Suspeito

 


Amor Suspeito (La Mustache, França, 2005) – Nota 6
Direção – Emmanuel Carrere
Elenco – Vincent Lindon, Emmanuelle Devos, Mathieu Amalric, Hippolyte Girardot, Cylia Malki, Macha Polikarpova, Denis Ménochet

Um certo dia, Marc (Vincent Lindon) decide raspar o bigode que cultiva faz quinze anos. Sua esposa Agnes (Emmanuelle Devos) e em seguida um casal de amigos não percebe. Quando ele os questiona, tem a resposta de que ninguém se lembra dele ter usado bigode. Incomodado e obcecado, Marc decide buscar provas, dando início a uma viagem surreal a seu passado. 

Este estranho longa francês é considerado cult por alguns críticos e cinéfilos, muito por não entregar respostas concretas, deixando margem para interpretações. A saga do protagonista para provar sua história e também ter certeza que não enlouqueceu é bastante incomum, no início lembrando uma trama de conspiração. Quanto mais ele procura em seu passado, mais maluca fica a história. 

Por mais que eu goste de filmes que fazem pensar, este parece passar um pouco do ponto, além de ter uma narrativa lenta e cansativa, mesmo com menos de uma hora e meia de duração. Eu vejo o longa como uma estranha jornada em busca de algo que o protagonista tenta recuperar em seu passado, mesmo sem saber exatamente o que seria.

Nenhum comentário: