quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

O Livro do Amor & Ana

 


O Livro do Amor (The Devil and the Deep Blue Sea ou The Book of Love, EUA, 2016) – Nota 7
Direção – Bill Purple
Elenco – Jason Sudeikis, Maisie Williams, Jessica Biel, Mary Steenburgen, Orlando Jones, Richard Robichaux, Paul Reiser, Jayson Warner Smith, Bryan Batt.

Henry (Jason Sudeikis) é um arquiteto que entra em crise após a morte da esposa que estava grávida (Jessica Biel). Totalmente perdido, ele descobre um novo objetivo ao conhecer a adolescente Millie (Maisie Williams), que coleta madeiras velhas para construir uma jangada. Henry decide ajudar Millie, mesmo não entendendo o porquê da garota desejar uma jangada. 

Este simpático longa explora a inusitada premissa para criar uma química entre a dupla de protagonistas que carregam traumas, ao mesmo tempo em que utiliza simbolismos para colocá-los de volta ao rumo de uma vida quase normal. A ideia seria “construa algo” para reconstruir sua vida. 

O título alternativo original que gerou a tradução nacional engana. Na verdade existe um diário de um personagem que escreve sobre a vida.

Ana (Ana, EUA / Porto Rico, 2020) – Nota 6
Direção – Charles McDougall
Elenco – Andy Garcia, Dafne Keen, Jeanne Tripplehorn, Luna Lauren Velez, Ramon Franco.

Em Porto Rico, Rafa (Andy Garcia) é o dono de uma loja de carros usados à beira da falência. Sua vida fica ainda mais complicada quando uma vizinha é presa e sua filha adolescente Ana (Dafne Keen) utiliza sua esperteza para conseguir ajuda e assim não ser levada pelo serviço social. É o início de uma inusitada amizade. 

O roteiro deste longa explora os clichês comuns de amizades entre adultos e crianças que o cinema tantas vezes levou às telas. A química entre Andy Garcia e a ótima Dafne Keen funciona, rendendo momentos engraçados e alguns dramáticos. 

O grande problema é que na meia-hora final é criada uma nova situação que se transforma em um golpe que resolve os problemas de forma fácil demais. No final, tudo fica com cara de uma sessão da tarde despretensiosa.

Nenhum comentário: