sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Matrix

 


Matrix (The Matrix, EUA, 1999) – Nota 10
Direção – Larry & Andy Wachowski
Elenco – Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie Anne Moss, Hugo Weaving, Joe Pantoliano, Gloria Foster, Marcus Chong.

Matrix Reloaded (The Matrix Reloaded, EUA, 2003) – Nota 7
Direção – Larry e Andy Wachoswki
Elenco – Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie Anne Moss, Hugo Weaving, Harold Perrineau, Jada Pinkett Smith, Lambert Wilson, Monica Bellucci, Nona Gaye, Anthony Zerbe, Randall Duk Kim, Harry Lennix, Gloria Foster, Lung Yun Chow, Neil Rayment, Adrian Rayment, Daniel Bernhardt, Matt McColm.

Matrix Revolutions (The Matrix Revolutions, EUA, 2003) – Nota 6
Direção – Larry Wachowski & Andy Wachowski
Elenco – Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie Anne Moss, Hugo Weaving, Harold Perrineau, Jada Pinkett Smith, Lambert Wilson, Monica Bellucci, Nona Gaye, Anthony Zerbe, Harry Lennix, Bruce Spence, Mary Alice, Sing Ngai.

Matrix Resurrections (The Matrix Resurrections, EUA / Inglaterra /Austrália, 2021) – Nota 6
Direção – Lana Wachowski
Elenco – Keanu Reeves, Carrie Anne Moss, Yahia Abdul Mateen II, Jonathan Groff, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris, Jada Pinkett Smith, Priyanka Chopra Jonas, Christina Ricci, Lambert Wilson, Max Riemelt. Andrew Lewis Caldwell, Toby Onwumere.

Poucos filmes se transformam em clássicos instantâneos como o original “Matrix” de 1999. Os então irmãos Wachowski buscaram referências em diversos livros e filmes para criar uma história que duas décadas depois se mostra até mais atual no conceito do mundo em que a grande maioria das pessoas não conseguem ver além de sua vida cotidiana, fato expressado pela palavra “redpill” que nasceu da escolha do protagonista vivido por Keanu Reeves pela pílula vermelha da verdade oculta.

O original vai além disso ao explorar a jornada do herói, ou melhor, do escolhido, a história de amor que surge entre Neo e Trinity (Carrie Anne Moss), o duro aprendizado do protagonista através das lições de Morpheus (Laurence Fishburne), o temível vilão (Hugo Weaving) e a sensacional parte técnica.

Outro ponto marcante são as sequências de ação com personagens lutando, voando e desviando de tiros que praticamente criaram um novo gênero repetido a exaustão em outros filmes nos anos seguintes. O estrondoso sucesso levou a duas continuações inferiores que foram lançadas com apenas seis meses de diferença em 2003, além de um quarto episódio produzido em 2021.

Em “Matrix Reloaded” o grande destaque fica para as sequências de ação, em especial a sensacional perseguição em uma autoestrada que foi construída especificamente para o filme. Já “Matrix Revolutions” que até este ano era o final da franquia, a história perde força com uma narrativa irregular intercalando boas cenas de ação com outras cansativas como a sequência da rave.

Este “Matrix Resurrections” é basicamente uma tentativa de recomeçar a franquia através de um roteiro simples que no fundo explora uma história de amor em meio a personagens sem carisma, como a escolha de colocar novos atores interpretando Morpheus e o Agente Smith.

Mesmo longe de terem muito talento, Keanu Reeves e Carrie Anne Moss estavam perfeitos nos filmes anteriores. Aqui eles parecem atuar no piloto automático, inclusive com Reeves lembrando em alguns momentos uma caricatura de seu famoso personagem John Wick da franquia homônima.

Este recomeço sofre do mesmo problema de muitas obras de ação e ficção atuais, em que a parte técnica é o único destaque.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu não gosto nada desse filme. beijos, pedrita