sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

Filmes com Temática Indígena

 


Homem Morto (Dead Man, EUA, 1995) – Nota 7,5
Direção – Jim Jarmusch
Elenco – Johnny Depp, Gary Farmer, Lance Henriksen, Michael Wincott, Crispin Glover, John Hurt, Gabriel Byrne, Robert Mitchum, Alfred Molina, Mili Avital, Iggy Pop, Billy Bob Thornton, Jared Harris.

Vivendo em Cleveland, William Blake (Johnny Depp) é um contador que decide mudar para outra cidade após receber um convite para trabalhar em uma metalúrgica, mas tudo dá errado. Ele termina acusado de assassinato e foge de um trio de caçadores de recompensa. Ao cruzar o caminho de Nobody (Gary Farmer), que é uma espécie de guia espiritual, William aos poucos tentar descobrir suas origens indígenas. 

Esta estranha mistura de road movie e jornada espiritual segue o inusitado estilo do diretor e roteirista Jim Jarmusch, com narrativa lenta, diálogos profundos e coadjuvantes incomuns.

Passeio da Vingança (Road to Paloma, EUA, 2014) – Nota 6
Direção – Jason Momoa
Elenco – Jason Momoa, Robert Homer Mollohan, Lisa Bonet, Chris Browning, Wes Studi, Timothy V. Murphy, Michael Raymond James, Sara Shahi.

Wolf (Jason Momoa) é um indígena procurado pela polícia por ter assassinado o sujeito que matou sua mãe e que estava em liberdade. Ao lado do amigo Cash (Robert Homer Mollohan), que é músico, ele viaja de moto levando as cinzas da mãe para jogar em um local isolado. No encalço da dupla segue um policial indígena (Chris Browning) e um agente do FBI (Timothy V. Murphy). 

Dirigido e protagonizado pelo ator Jason Momoa, este longa é um road movie que lembra bem de longe o clássico “Sem Destino”. São dois outsiders aproveitando a liberdade da viagem na estrada, como se fosse um mundo paralelo da vida cheia problemas que enfrentam. O desenvolvimento é um pouco irregular, com situações que parecem saídas de filmes dos anos setenta, principalmente as sequências abertas das motos na estrada. Tudo isso resulta em um razoável drama.

Justiça de um Bravo (The Jack Bull, EUA, 1999) – Nota 7
Direção – John Badham
Elenco – John Cusack, John Goodman, L.Q. Jones, Miranda Otto, John C. McGinley, John Savage, Jay O. Sanders, Kurt Fuller, Rodney A. Grant, Scott Wilson, Rex Linn, Brent Briscoe, Ned Bellamy, Glenn Morshower, Duncan Fraser, Ken Pogue.

Myrl Redding (John Cusack) é um negociante de cavalos que sofre quando dois de seus animais, além de seu empregado Billy (Rodney A. Grant) são atacados por homens de um fazendeiro rival (L.Q. Jones). Ao ver seu pedido de justiça negado em corte por um juiz, Myrl decide buscar justiça com as próprias mãos. 

A trama desta interessante produção para tv sobre a busca de vingança por um simples fazendeiro é inspirada no livro “Michael Kohlhass”, que já foi levado às telas algumas vezes, entre eles um longa de 2013 com Mads Mikkelsen.

Sinais de Fumaça (Smoke Signals, EUA, 1998) – Nota 7
Direção – Chris Eyre
Elenco – Adam Beach, Evan Adams, Irene Bedard, Gary Farmer, Tantoo Cardinal, Tom Skerritt, Cody Lightining. 

Quando criança, Thomas (Evan Adams) foi salvo de um incêndio por Arnold (Gary Farmer), que algum tempo depois abandonou sua família que continuou vivendo em uma reserva indígena. Anos depois, Victor (Adam Beach) é o filho adulto de Arnold que odeia o pai por causa do abandono. Quando ele recebe a notícia que o pai faleceu, Thomas o convence a viajar para buscar os restos mortais e trazer de volta para reserva. 

Este sensível road movie explora uma história de frustração e ressentimento, mas também detalha a diferente visão de vida da dupla de protagonistas.

O Bravo (The Brave, EUA, 1997) – Nota 6
Direção – Johnny Depp
Elenco – Johnny Depp, Marlon Brando, Elpidia Carrillo, Marshall Bell, Luís Guzman, Clarence Williams III, Floyd Red Crow Westerman, Frederic Forrest, Max Perlich, Pepe Serna, Cody Lightining, Iggy Popo.

Raphael (Johnny Depp) é um indígena que ao sair da prisão não consegue se recolocar na vida e nem mesmo sustentar sua família. Ele decide aceitar a sinistra proposta de protagonizar um snuff movie, para com isso deixar dinheiro para sua família sobreviver. 

Este filme lento e extremamente depressivo marcou a estreia na direção do ator Johnny Depp. O destaque fica para a participação de Marlon Brando em um dos seus últimos trabalhos.

Uma Estrada sem Limites (Powwow Highway, Inglaterra, 1988) – Nota 7
Direção – Jonathan Wacks
Elenco – A. Martinez, Gary Farmer, Amanda Wyss, Joanelle Nadine Romero, Graham Greene, Wes Studi, Rodney A. Grant.

Ema uma reserva indígena, Buddy Red Bow (A Martinez) é um ativista que luta para manter as terras nas mãos de seus pares. Philbert (Gary Farmer) é um sujeito quase ingênuo que busca manter as tradições de seus antepassados. Quando a irmã de Buddy é presa em Santa Fé, os dois amigos iniciam uma viagem para ajudá-la. 

Este drama explora o dilema entre as questões culturais indígenas e a o avanço da sociedade sobre estes costumes. As diferenças de visão de mundo entre os protagonistas é outro ponto importante.

Fúria Audaciosa ou O Último Guerreiro (Flap, EUA 1970) – Nota 5
Direção – Carol Reed
Elenco – Anthony Quinn, Claude Akins, Tony Bill, Victor Jory.

Flap (Anthiny Quinn) é um indígena alcoólatra que como protesto contra a construção de um estrada de ferro na reserva onde nasceu, decide sequestrar um trem. Esta estranha mistura de drama e comédia que envelheceu mal foi o penúltimo trabalho do diretor inglês Carol Reed, responsável pelo clássico “O Terceiro Homem” e o interessante “Trapézio”.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu adoro dead man, jamursch é fantástico. beijos, pedrita