segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Gênio Indomável, Garotos Incríveis & Com Mérito

 


Gênio Indomável (Good Will Hunting, EUA, 1997) – Nota 8
Direção – Gus Van Sant
Elenco – Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck, Minnie Driver, Stellan Skarsgard, Casey Affleck, Cole Hauser.

Will (Matt Damon) é um jovem que trabalha como uma espécie de zelador no famoso M.I.T. (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). Com uma infância traumática e uma vida cheia de problemas com passagens pela polícia, o que ninguém sabe é que Will é um gênio da matemática. Sendo obrigado a se consultar com um psicólogo (Robin Williams), aos poucos o jovem consegue encontrar seu caminho em meio aos obstáculos. 

Este história de superação é uma obra diferente na carreira do diretor Gus Van Sant, que costuma entregar longas com tramas incomuns ou polêmicas. O filme deu um surpreendente Oscar de roteiro para Matt Damon e Ben Affleck e o único Oscar da carreira de Robin Williams como melhor ator coadjuvante.

Garotos Incríveis (Wonder Boys, EUA, 2000) – Nota 7,5
Direção – Curtis Hanson
Elenco – Michael Douglas, Tobey Maguire, Frances McDormand, Robert Downey Jr, Richard Thomas, Katie Holmes, Rip Torn, Jane Adams, Philip Bosco, Alan Tudyk, George Grizzard, Kelly Bishop.

Grady Tripp (Michael Douglas) é professor na universidade de Pittsburgh que depois de escrever um livro de sucesso está tentando finalizar o segundo após sete anos de bloqueio criativo. Ele vive com uma aluna bem mais jovem (Katie Holmes), está apaixonado por sua chefe (Frances McDormand), é uma espécie de tutor para um aluno que deseja se tornar escritor (Tobey Maguire), além de ter uma rivalidade com outro escritor (Robert Downey Jr.). 

O roteiro escrito pelo também diretor Steve Kloves é baseado em um livro que coloca o protagonista em meio a várias situações que criam um caos na vida das pessoas ao redor. O personagem de Michael Douglas é o sujeito inteligente e extremamente complicado, algo bem próximo da realidade de muitas pessoas com Q.I. acima da média. Além da atuação de Douglas, vale destacar o ótimo elenco repleto de personagens marcantes, inclusive o falecido escritor Gore Vidal interpretando o agente do protagonista. 

É um filme que merece ser redescoberto.

Com Mérito (With Honors, EUA, 1994) – Nota 7
Direção – Alex Keshishian
Elenco – Brendan Fraser, Joe Pesci, Moira Kelly, Patrick Dempsey, Josh Hamilton, Gore Vidal.

Prestes a ser formar em Harvard, Monty (Brendan Fraser) sofre um pequeno acidente que faz com que seu trabalho final de curso caia nas mãos de um mendigo chamado Simon (Joe Pesci) que vive no porão de um velho edifício. Desesperado, Monty é chantageado por Simon, que exige pequenas coisas como comida, bebida e até mesmo atenção em troca de cada página do trabalho. 

Este longa com uma premissa inusitada brinca com a questão das diferenças entre as pessoas inteligentes que estudaram e aquelas que também são inteligentes mas cresceram e aprenderam através das dificuldades da vida. As atitudes do personagem vivido por Joe Pesci variam de coisas bobas até pequenas lições que jovens ricos inexperientes jamais teriam em seu mundo. 

O resultado é aquela mistura de drama e comédia típica dos anos oitenta e noventa.

Nenhum comentário: