terça-feira, 14 de dezembro de 2021

A Primeira Noite de Crime & Uma Noite de Crime: A Fronteira

 


A Primeira Noite de Crime (The First Purge, EUA / França, 2018) – Nota 5
Direção – Gerard McMurray
Elenco – Y’lan Noel, Lex Scott Davis, Joivan Wade, Steve Harris, Marisa Tomei, Mugga, Patch Darragh, Luna Lauren Velez, Rotimi Paul, Mo McRae.

Este quarto longa da franquia é um prequel que detalha como foi o a “Primeira Noite do Expurgo”. Diretor dos três filmes anteriores, James DeMonaco aqui assina apenas o roteiro que faz uma crítica social rasa e enviesada. Colocar o governo com vilão é extremamente comum em filmes de conspiração, porém um dos problemas neste longa é transformar traficantes em heróis para defender o povo. 

O elenco ruim é outra bola fora, inclusive com a presença de Marisa Tomei perdida em meio a trama interpretando a socióloga que criou a ideia da “Noite do Expurgo”. 

As sequências de violência são até bem filmadas, mas acaba sendo pouco para uma franquia que se não era ótima, pelo menos mantinha uma qualidade bem superior a este filme.

Uma Noite de Crime: A Fronteira (The Forever Purge, EUA / México, 2021) – Nota 5,5
Direção – Everardo Gout
Elenco – Ana de la Reguera, Tenoch Huerta, Josh Lucas, Leven Rampin, Cassidy Freeman, Alejandro Edda, Will Patton, Will Britain, Sammi Rotibi.

Após novas eleições, o partido que instituiu a lei da “Noite do Expurgo” recria o feriado. Neste contexto, um casal de imigrantes mexicanos (Ana de la Reguera e Tenoch Huerta) trabalha na fazenda da família Tucker e se prepara para passar a noite com um grupo de compatriotas. O que seria uma noite de violência “controlada”, se torna um caos generalizado quando grupos decidem continuar o expurgo sem data para terminar. 

Assim como no filme anterior, o diretor do original James DeMonaco apenas assina o roteiro e novamente insere uma crítica social progressista tentando demonizar os EUA e colocar o México como salvação.. 

Deixando de lado este ponto, as sequências de ação e violência são competentes e melhores do que o filme anterior, mesmo com alguns exageros. Vamos ver qual caminho a franquia tomará no próximo capítulo ou se encerrará por aqui.

Nenhum comentário: