quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

A História Pessoal de David Copperfield

 


A História Pessoal de David Copperfield (The Personal History of David Copperfield, Inglaterra / EUA, 2019) – Nota 7
Direção – Armando Iannucci
Elenco – Dev Patel, Hugh Laurie, Tilda Swinton, Aneurin Barnard, Peter Capaldi, Ben Whishaw, Rosalind Eleazar, Nikki Amuka Bird, Paul Whitehouse, Benedict Wong, Fisayo Akinade, Morfydd Clark, Daisy May Cooper.

O escritor David Copperfield (Dev Patel) conta para uma plateia sua história de vida, desde quando foi enviado para o internato por seu padrasto, passando por diversas situações e cruzando o caminho de várias pessoas até chegar naquele momento. 

O roteiro escrito pelo diretor escocês Armando Iannucci foi adaptado de um famoso livro de Charles Dickens que se passa na década de 1840 na Inglaterra. Iannucci escolheu detalhar a saga do protagonista através de uma narrativa que mistura drama e comédia destacando o figurino, a reconstituição de época e personagens peculiares que juntos lembram as obras de Tim Burton. 

Os momentos mais tristes são intercalados com situações engraçadas que beiram o absurdo e com as fantasias criadas pelo protagonista. Tudo isso funciona graças as marcantes interpretações de Hugh Laurie, Tilda Switon e Peter Capaldi, este último como um trambiqueiro que criou o protagonista na adolescência. 

O roteiro foca também na divisão de classes, na ambição e no romance, resultando em uma obra interessante e curiosa, indicada para quem gosta de longas que fogem do lugar comum.

Um comentário:

Pedrita disse...

eu achei mais ou menos. beijos, pedrita