segunda-feira, 22 de março de 2021

Margaret

 


Margaret (Margaret, EUA, 2011) – Nota 5,5
Direção – Kenneth Lonergan
Elenco – Anna Paquin, J. Smith Cameron, Mark Ruffalo, Jennie Berlin, Jean Reno, John Gallagher Jr., Allison Janney, Kieran Culkin, Sarah Steele, Matt Damon, Matthew Broderick. Kenneth Lonergan.

Lisa (Anna Paquin) é uma adolescente que vive em Nova York com a mãe Joan (J. Cameron Smith) que é uma conhecida atriz de teatro e um irmão menor. A aparente vida comum é abalada quando uma determinada atitude de Lisa leva a um terrível acidente envolvendo duas outras pessoas. Sem saber como agir, Lisa vai se afundando em suas dúvidas e entrando em conflito com as pessoas ao redor. 

O diretor e roteirista Kenneth Lonergan, elogiado pelo ótimo “Manchester à Beira Mar”, enfrentou aqui um enorme problema com a empresa que produziu o filme em relação a montagem, demorando seis anos para ser finalizado. Ele foi filmado em 2005 e lançado somente em 2011 com duas horas e meia de duração. 

O resultado é uma obra difícil do espectador digerir, não pela complexidade, mas pelas personagens femininas irritantes e imaturas, que por sinal foram escolhas do diretor em relação a proposta da obra que foca em mulheres complicadas. 

Em uma discussão próxima ao final, a protagonista ofende outra personagem a chamando de “estridente”, palavra que é o resumo perfeito para este longa. 

Finalizando, o título “Margaret” não é sobre personagem alguma. Na verdade é o nome de um poema que é recitado na sala de aula em que a protagonista estuda.


Nenhum comentário: