segunda-feira, 29 de março de 2021

A Mentira & Escola da Desordem

 


A Mentira (Easy A, EUA, 2010) – Nota 7
Direção – Will Gluck
Elenco – Emma Stone, Penn Badgley, Amanda Bynes, Dan Byrd, Thomar Haden Church, Patricia Clark, Stanley Tucci, Cam Gigandet, Lisa Kudrow, Malcolm McDowell, Fred Armisen, Aly Michalka.

Uma mentira contada pela adolescente Olive (Emma Stone) para uma amiga termina sendo espalhada por uma aluna religiosa (Amanda Bynes). Ao invés de tentar desmentir, Olive decide abraçar a mentira, tomando atitudes que a transformam em popular entre os garotos. Quando a história sai do controle, a mentira passa a afetar sua vida de forma negativa. 

Em um primeiro olhar, a premissa parece de um filme adolescente qualquer, porém o desenrolar da trama vai além disso. A narração da protagonista que conta sua história em vídeo é uma crítica ao mundo de aparências em que vivemos, em que uma situação, mesmo uma mentira como aqui, termina por rotular uma pessoa. 

O roteiro explora ainda a questão de como uma mentira ou boato é espalhado rapidamente, surgindo versões das mais bizarras possíveis. 

São bem legais as citações aos filmes de John Hughes com temática adolescente, quase uma homenagem em algumas cenas. 

O bom elenco é o destaque, principalmente a sempre simpática Emma Stone, além do professor vivido por Thomas Haden Church e os pais da protagonista interpretados por Patricia Clarkson e Stanley Tucci.

Escola da Desordem (Teachers, EUA, 1984) – Nota 6,5
Direção – Arthur Hiller
Elenco – Nick Nolte, Jobeth Williams, Judd Hirsch, Ralph Macchio, Laura Dern, Allen Garfield, Richard Mulligan, Morgan Freeman, Lee Grant, Crispin Glover, Steven Hill.

Alex Jurel (Nick Nolte) é um professor veterano que está cansado de enfrentar os problemas da escola pública em que leciona. Alunos rebeldes sem estrutura familiar, burocracia e colegas de profissão que variam de incompetentes, irresponsáveis e malucos. Tudo fica mais complicado quando uma denúncia coloca o colégio sob investigação. 

O falecido diretor Arthur Hiller faz uma crítica ao sistema de ensino americano misturando comédia boba em alguns momentos com sequências um pouco mais dramáticas. Ele deixou de lado o formato do professor herói idealizado em “Ao Mestre com Carinho” e copiado em tantos outros filmes, para aqui utilizar um protagonista muito mais com os pés no chão 

O personagem de Nick Nolte tenta mudar as coisas no colégio e ajudar alguns alunos, mas enfrenta uma série de problemas e obstáculos comuns a profissão. 

Além boa atuação de Nolte, destaque para a participação de Ralph Macchio, que se tornaria astro naquele mesmo ano com o lançamento de “Karatê Kid” e para o veterano Richard Mulligan como o maluco professor de história.

Nenhum comentário: